Desde que passaram a ficar abertos até as 22h, os comércios de Maringá registraram aumento médio de 20% no fluxo de clientes e no volume de vendas. A estimativa é de comerciantes ouvidos pela reportagem do Jornal de Maringá - as entidades do setor ainda não têm dados consolidados. Eles esperam que nas próximas semanas o movimento cresça ainda mais, como é típico nesta época do ano. A expectativa é vender entre 5% e 10% a mais em relação ao Natal de 2008.
O empresário Mário Mazetto, proprietário de uma loja de utilidades domésticas e presentes, está surpreso com os negócios fechados neste começo de mês. "A primeira semana do novo horário tradicionalmente é devagar. Mas, este ano, o número de vendas foi bem satisfatório. Já vendi 20% a mais", conta. Joana Lopes Gonzalez, dona de uma loja de confecções na Avenida Brasil, também estima em 20% os ganhos extras, que, segundo ela, devem subir para 30%.
De acordo com Ali Wardani, dono de loja de móveis e outra de confecção na Avenida Brasil, as empresas que comercializam produtos de menor valor têm os ganhos mais altos. "Minha loja de confecção sente mais os impactos desse horário especial do que a loja de móveis", conta. Segundo ele, até agora este ano já trouxe ganhos de 5% em relação a 2008. "Como o movimento cresce com a aproximação do Natal, espero elevar esse índice para 8% nos próximos dias."
Os bons resultados confirmam a tendência apontada por um pesquisa feita pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A sondagem, realizada com 540 consumidores, revela que 22% dos entrevistados pretendem gastar mais com as compras neste fim de ano do que em 2008, enquanto 57% afirmaram que vão gastar o mesmo do que no ano passado. Já 7% afirmaram que ainda não definiram quanto vão gastar e, para 14%, as compras serão menores do que em 2008.
Horário especial vai até 23 de dezembro
Há uma semana, o comércio de rua de Maringá fica aberto até as 22h, de segunda a sexta. O horário especial é adotado para suprir a demanda das compras de Natal e vale até 23 de dezembro. No sábado (19), as lojas funcionarão até as 18h. No domingo (20), os comércios também abrirão, entre 13h e 19h, conforme informações do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar).
Os supermercados também vão abrir no domingo (20), entre 9h e 16. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, tanto lojas quanto supermercados funcionarão até as 18h. No dia 26, as lojas ficarão fechadas enquanto os supermercados estarão abertos a partir do meio-dia.
O Sivamar informa que, para compensar as horas trabalhadas no domingo (20), as lojas abrirão ao meio-dia na Quarta-feira de Cinzas do ano que vem, que será em 17 de fevereiro. Já os supermercados funcionarão normalmente neste dia, mas, em compensação, abrirão ao meio-dia em 26 de dezembro e 2 de janeiro.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa