Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desconfiança

Mesmo com desistência, Sarandi decide manter protesto contra recebimento de lixo

Mesmo depois de a Prefeitura de Maringá negar que tenha interesse em enviar o lixo da cidade ao município de Sarandi, os moradores da cidade vizinha dediram manter a agenda de protestos. A informação é do presidente da União Sarandiense das Associações de Moradores (Unisam), Alfredo Peres de Souza. Segundo ele, cerca de 100 pessoas devem acompanhar, na tarde desta quinta (23), a votação da emenda à Lei Orgânica que anula a possibilidade de a cidade receber o lixo de Maringá, que acontece a partir das 14h, na Câmara de Vereadores.

A Prefeitura de Maringá negou interesse em enviar o lixo da cidade a Sarandi por meio de nota oficial, na última quarta (22). O comunicado foi emitido depois de uma série de protestos dos moradores de Sarandi, que incluiu autoridades. O próprio prefeito da cidade, Milton Martini, havia se manifestado contra a ideia, que foi aventada por autoridades maringaenses nos últimos dias.

"Recebemos essa nota com desconfiança. O povo está cansado de ver os políticos deitarem e rolarem. Não dá para confiar na palavra deles", diz Souza. "Eles que não pensem que vamos nos dar por satisfeito. Vamos ficar vigilantes", acrescenta.

A proposta

Na semana passada, a empresa coletora de lixo Central Regional de Tratamento de Resíduos Pajoan, de Sarandi, e secretários municipais de Maringá firmaram um acordo para Sarandi receber os resíduos sólidos urbanos de Maringá. De acordo com Instituto Ambiental do Paraná (IAP), falta uma autorização do órgão para que o trabalho seja iniciado.

A nota publicada no site da prefeitura, negando o interesse, vai contra as informações repassadas à imprensa pelo Secretário do Meio Ambiente de Maringá, Diniz Afonso, e pelo IAP. Na semana passada, a hipótese era considerada tanto pela secretaria do meio ambiente como pelo IAP.

Diniz Neto afirma agora que o aterro controlado de Maringá, localizado na Gleba Ribeirão Pinguim vai continuar recendo o lixo. O aterro não é licenciado pelo IAP e a prefeitura tem prazo estipulado pela Justiça até o dia 28 de outubro para escolher novo local e fazer o tratamento ideal dos resíduos urbanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.