Prazo ja havia sido prorrogado
Em janeiro deste ano, a Setran já havia prorrogado o prazo para a realização do curso por 90 dias. A medida foi aplicada porque o Detran-PR ainda não havia deliberado sobre a aplicação de cursos de capacitação aos mototaxistas pelas autoescolas.
Os mototaxistas de Maringá terão mais 60 dias para fazer o curso de capacitação em um centro de formação de condutores. O prazo foi prorrogado pela Secretaria dos Transportes (Setran), já que poucos motociclistas realizaram o curso, que é uma das exigências da lei municipal aprovada pela câmara em agosto do ano passado , regularizando o transporte de cargas e passageiros por motos.
A prorrogação atende pedido do Sindicato dos Mototaxistas de Maringá. A categoria alegou que a pouca procura pelo curso ocorreu porque somente uma auto-escola está oferecendo as aulas por enquanto, encarecendo o custo. O sindicato alega que o preço chega a ser três vezes maior do que oferecido em c idades da região.
"Como o Detran recebeu vários pedidos de auto-escolas para fazer o curso, acredito que, assim que sair a autorização, teremos um preço menor", explica o gerente de fiscalização da Setran, José Maria Denardeli, em entrevista para a RPC TV Maringá.
Ele ainda afirmou que os mototaxistas também podem buscar o certificado em outras cidades. No entanto, o curso deve ser feito em auto-escolas devidamente autorizadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
Fiscalização continua
A fiscalização começou em fevereiro deste ano, com apenas 6% dos mototaxistas cadastrados na Secretaria dos Transportes (Setran). Até então, cerca de 50 mototaxistas apresentaram os documentos exigidos à Prefeitura, quando a expectativa era de 800 no total.
Segundo Denardeli, a fiscalização continua dentro da Operação Tolerância Zero. No entanto, os mototaxistas não devem ser multados até o fim desta prorrogação dada pela Setran, que termina no dia 30 de maio.
"Estamos usando o bom senso. Não há uma efetiva fiscalização em todos os pontos da cidade. Isso só irá acontecer após uma reunião envolvendo o prefeito Silvio Barros e o secretário Walter Guerlles [de Transportes]", ressalta o gerente de fiscalização.
Deixe sua opinião