O Observatório Social de Maringá (OSM), que monitora os trabalhos da Câmara e da Prefeitura de Maringá, resolveu adiar a apresentação do relatório de atividades dos vereadores referente ao primeiro semestre deste ano. A decisão foi tomada para não prejudicar ou favorecer os vereadores que concorrem a cargos públicos.
O OSM costuma divulgar o balanço dos trabalhos parlamentares sempre nesta época do ano. A previsão da apresentação era para próxima quarta-feira (15). A nova data ainda não foi definida.
Entre os dados que são apresentados, está a atividade de cada vereador (número de sessões a que compareceu e número de projetos de lei apresentados, entre outros) e o trabalho do Executivo de Maringá (número de licitações realizadas, valores das compras etc).
O relatório é apresentando à comunidade e à imprensa a cada semestre. O último, divulgado em maio, era referente aos dois semestres de 2009 e apontou que, ao longo de todo o ano passado, os vereadores de Maringá apresentaram 1.713 proposituras. Porém, de toda esta quantia, apenas cinco propostas são voltadas para as políticas públicas, o que equivale a 0,3% da produção legislativa. No geral, os últimos relatórios têm seguido essa mesma tendência.
Na ocasião, o presidente da entidade, Carlos Anselmo Corrêa, disse que existe uma desproporção muito grande entre as funções do vereador e que a comunidade precisa se manifestar sobre isso. "Será que as políticas públicas que temos não precisam ser readequadas? Há de se esperar que sempre ocorra uma otimização dessas políticas públicas".
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”