O prefeito em exercício, Roberto Pupin (PP), anunciou nesta quarta-feira (4) as primeiras mudanças no secretariado após a saída de secretários, diretores e ocupantes de cargos comissionados que devem disputar as eleições deste ano. O atual secretário de Esportes e Lazer, Walter Guerlles, passa a acumular a Chefia de Gabinete. Já o atual titular do cargo, Rodrigo Valente, substitui Dorival Dias no Procon.
Walter Guerlles já foi vereador, presidente da Câmara e, em 2004, assumiu o antigo Serviço Autárquico de Obras Públicas, atual Secretaria de Serviços Públicos. Também foi secretário dos Transportes, coordenador da campanha na reeleição do prefeito Silvio Barros, e desde maio de 2011 está no comando da Secretaria de Esportes e Lazer.
"Guerlles assume o cargo com trânsito e conhecimento em todas as esferas da comunidade para manter o atendimento de qualidade no Gabinete do prefeito", declarou Pupin em entrevista ao site da Prefeitura.
Rodrigo Valente é advogado, integrou a Procuradoria Geral do município e desde fevereiro de 2011 estava na chefia de Gabinete do prefeito Silvio Barros. Segundo Valente, o maior objetivo do órgão será a construção de uma sede própria para ampliar o atendimento. "Todos somos consumidores e a proposta é informar e defender a relação de consumo", declarou o novo diretor do Procon.
Mais secretários anunciam que vão deixar os cargos
Esta semana, mais três secretários municipais de Maringá devem se desligar de seus cargos para concorrer às próximas eleições. Os secretários Gilberto Delgado (PPS), da Habitação; Valter Viana (PHS), do Desenvolvimento Econômico; e o secretário afastado Vagner Mussio (PP), dos Serviços Sociais, confirmaram à reportagem de que vão concorrer ao cargo de vereador.
Na semana passada, já haviam deixado seus cargos o ex-secretário da Assistência Social e Cidadania Ulisses Maia (PP) e a ex-secretária da Mulher Terezinha Beraldo Pereira Ramos (PMDB).Terezinha foi a única que não confirmou se vai disputar um lugar na Câmara Municipal de Maringá (CMM).
"Ainda preciso passar por avaliação cardiológica para saber se posso enfrentar a campanha política", explicou a ex-secretária, na semana passada.
Além de Dorival Dias que deixa o Procon, o diretor da Defesa Social, Paulo Mantovani também anunciou o desligamento do cargo até o próximo dia 7. Eles não informaram se vão concorrer ao cargo de vereador. A data limite para a descompatibilização para aqueles que querem concorrer ao cargo de vereador é sábado (7). Os candidatos a prefeito e a vice-prefeito têm até 7 de junho.