• Carregando...

Procura no Procon dobrou nesta semana

O movimento no Procon de Maringá triplicou nesta semana. A média de atendimentos diários, que em 2009 foi de 75, subiu para 160. Para dar conta da demana, mais três funcionários se juntaram aos cincos atendentes que já estavam trabalhando.

De acordo com o coordenador do órgão na cidade, Dorival Dias, o crescimento na procura é comum nesta época, pois as pessoas ficam ocupadas durante as festas de Natal e Ano Novo e deixam para registras as queixas na primeira semana útil do ano.

Os serviços de telefonia fixa lideraram o ranking de reclamações dos consumidores de Maringá no ano passado. Relatório do Procon mostra que 4,6 mil clientes registraram queixa contra as operadoras, o que representa 25,6% das 18,1 mil reclamações recebidas em 2009. Segundo o coordenador do Procon, Dorival Dias, os principais problemas são faturas com cobranças indevidas e atendimentos telefônicos não concluídos.

A conta muito alta assustou a encarregada de produção Elaine Sacheti, que na última quinta-feira (7) procurou o Procon, conforme mostrou reportagem do Paraná TV 2ª Edição, da RPCTV. "A gente usa pouco (o telefone) e vem uma conta absurda". Ela foi até o órgão depois de fracassar a tentativa de acordo que fez com a empresa que presta o serviço, por meio do autoatendimento.

As queixas e denúncias contra operadoras de telefonia celular também foram altas, com 2,6 mil registros. Isso significa que os serviços de telefonia (tanto fixa quanto móvel) foram responsáveis por 7,2 mil reclamações dos consumidores da cidade - 40% do total.

Na sequência aparecem registros relacionados a assuntos financeiros (3,5 mil) e produtos em geral (3 mil). As áreas de saúde, habitação e consórcio causaram menos problemas aos clientes, com 296, 114 e 81 queixas, respectivamente. O Procon não deu mais detalhes desses registros.

93% dos casos são resolvidos no balcão

O relatório do Procon mostra que 93% das queixas feitas pelos consumidores - o que equivale a 17 mil casos - foram resolvidas já no balcão de atendimento. Entre as reclamações que geram processo administrativo, 60% foram sanadas por meio das audiências promovidas pelo órgão, enquantos as restantes seguiram para julgamento. Somando-se todas as situações, o índice de resolutividade dos casos passou de 97%.

Serviço

O Procon de Maringá fica na rua Arthur Thomas, 806, nas proximidades da Prefeitura. O órgão funciona entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações são fornecidas pelo telefone44 3293-8150.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]