O Ministério da Educação (MEC) vai montar uma força-tarefa para ir atrás de 1,6 milhão de jovens de 15 a 17 anos que estão fora da escola. As visitas de porta em porta devem começar no início de abril, informou o ministro Aloizio Mercadante durante lançamento do Censo Escolar 2015 nesta terça-feira (22).
“Vamos encontrar aqueles que saíram da escola e apresentar uma série de possibilidades para que eles queiram voltar”, disse o ministro, apelidando a operação de “De volta para o futuro”.
A busca ativa é inspirada em uma ação semelhante desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para identificar pessoas que tinham direito ao Bolsa Família mas, por algum motivo, não estavam recebendo o benefício. A equipe será formada por agentes de saúde da família e assistentes sociais, além de técnicos do próprio MEC.
A iniciativa busca compreender as razões que levaram o jovem a abandonar a escola. “Repetência, gravidez precoce, tráfico e crime e mercado de trabalho são alguns desses motivos”, adiantou o ministro. Ele salientando que se tratar de uma população vulnerável.
Outro objetivo é formar um banco de dados com nome, filiação, endereço e último vínculo com o ensino público de cada jovem de 15 a 17 anos que não frequenta a escola.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião