Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente apontou que apenas 22% da população brasileira sabe o que é a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável). O evento acontece de 20 a 22 de junho, no Riocentro, zona oeste do Rio.De acordo com o levantamento, 22% equivale a cerca de 40 milhões de pessoas - do total de 190 milhões de brasileiros. Ainda segundo a pesquisa, 78% ou 150 milhões de pessoas desconhecem a conferência.Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esse índice não é baixo, quando comparado a Eco92 ou Rio92, que há 20 anos discutiu medidas para frear o aquecimento global, como o Protocolo de Kyoto.
"Se você for projetar numa amostra que representa a sociedade brasileira nós temos em cada 100 brasileiros, 22%, quase um quarto sabe [da conferência]. Esse índice é muito bom, não é baixo", disse.A pesquisa foi realizada em abril deste ano com 2.201 pessoas acima de 16 anos, nas cinco regiões do Brasil. Em 1992, 3% da população tinha conhecimento sobre a Eco92.
O levantamento também mostra que aproximadamente 13% dos brasileiros dizem ter preocupação com o meio ambiente. O percentual é mais do que o dobro do registrado há seis anos (6%).
Ainda segundo a pesquisa, o meio ambiente está em sexto lugar na lista de preocupações dos brasileiros, ficando atrás de saúde/hospitais (81%), violência/criminalidade (65%), desemprego (34%), educação (32%) e políticos (23%).Há seis anos, o meio ambiente aparecia na 12ª colocação, à frente apenas de reforma agrária e dívida externa. No ano da Eco 92, o tema sequer foi citado na pesquisa.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião