Os moradores do distrito de Rio do Salto, em Cascavel, região Oeste do Paraná, estão sofrendo com a falta d’água desde o começo do ano. Em todo o distrito, a orientação é racionar, gastar o mínimo possível. A chuva que caiu no domingo não foi suficiente para evitar o problema.

CARREGANDO :)

Nas últimas semanas, segundo reportagem do Paraná TV, a situação piorou, porque os dois poços que abastecem a cidade estão quase secos.

Um caminhão-pipa passa várias vezes por dia para encher uma caixa d'água que melhora o abastecimento dos mil moradores.

Publicidade

A assessoria da Sanepar informou que já perfurou um novo poço e está fazendo obras de interligação. A previsão é que em até 15 dias o problema de falta d'água já esteja solucionado no município.

Curitiba e região

A chuva de domingo não foi suficiente também para afastar de vez a possibilidade de racionamento em Curitiba e região, porém, ela conseguiu adiar, em pelo menos uma semana, o início do possível corte no abastecimento - que ira acontecer a partir da próxima segunda-feira. Ainda não há uma nova data para a reavaliação.

Além da chuva, a economia de água que a população começou a fazer também contribuiu. De acordo com o gerente da Sanepar em Curitiba e na região metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, a economia é de cerca de 7% - longe ainda dos 20% propostos pela companhia para evitar o racionamento.

Segundo Girardi, as condições climáticas continuarem favoráveis (há previsão de chuva para o próximo fim de semana) e se a população aumentar a economia de água, o risco de racionamento poderá inclusive vir a ser descartado.

Publicidade

Apesar da melhora, em decorrência da chuva e da economia da população, o racionamento ainda não está descartado. Girardi lembra que o ideal é que a redução do consumo seja de 20% – o equivalente a 56 litros por pessoa diariamente.

Sanepar dá dicas de economia de água para evitar o racionamentoVeja em vídeo o que os moradores de Rio do Salto estão fazendo para economizar águaVeja em vídeo o acompanhamentro diário dos técnicos dos níveis das barragens e a entrevista do gerente da Sanepar Antônio Carlos Gerardi.

Interatividade:

Você está economizando água? De que forma? Quais são as suas sugestões para ajudar na redução do consumo da água para que o racionamento seja evitado?

Publicidade