Um homem foi assassinado na manhã de domingo (5), na Rua do Triunfo, no bairro Uberaba, em Curitiba, região da primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) do estado. Mário Roberto Ferreira Teixeira, de 29 anos, estava em uma moto Honda Biz quando foi atingido por dois tiros. Testemunhas disseram que ele havia sido perseguido por outra motocicleta. Este foi um dos 21 casos de homicídio que ocorreram no último fim de semana na Grande Curitiba.
O crime ocorreu por volta das 11 horas. No local, os policiais da Delegacia de Homicídios encontraram outro capacete e uma blusa. "Isso indica que alguém abandonou esses materiais lá, possivelmente outro ocupante da Biz, que conseguiu fugir", afirmou o delegado Rubens Recalcatti.
A moto que perseguiu o jovem era de um modelo maior, segundo a polícia. Os ocupantes da moto seriam os responsáveis pelos disparos, mas ainda não foram localizados. A outra vítima também não foi encontrada para prestar depoimento.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar declarou nesta segunda-feira (6) que a redução do número de homicídios na região do Uberaba, após a implantação da UPS, é inédita, e que a Polícia Militar tem se desdobrado para atender a população da melhor forma possível. Mas, eventualmente, delitos podem acontecer, já que a polícia não é onipresente e lida com seres humanos, afirma a PM.
A PM ainda informou que a redução de homicídios e a conscientização da comunidade são construídas com o tempo, e que a polícia está empenhada nesse sentido. A assessoria também explicou que o papel dos policiais da UPS envolve circular pela região, conversar com a comunidade, visitar comércios, trabalhar com a prevenção e repressão dos crimes, quando necessário.
UPS
Curitiba tem hoje sete Unidades Paraná Seguro (UPS), localizadas nos bairros Uberaba, Parolin, Cidade Industrial de Curitiba (Vila Nossa Senhora da Luz, Caiuá, Moradias Sabará e Vila Verde) e Sítio Cercado (Vila Osterback). Na última sexta-feira (3), 300 policiais passaram a ocupar a área da Vila Osternack e, até o fim do ano, outras três unidades devem ser instaladas na capital.
Outro caso
O corpo de uma mulher de aproximadamente 20 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (6), na Rua Capitão Leônidas Marques, também no Uberaba, mas dessa vez fora da área de cobertura da UPS. Segundo a polícia, ela foi vítima de três disparos de arma de fogo.
A jovem ainda não tinha sido identificada até a tarde desta segunda-feira. De acordo com boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Homicídios, dois tiros acertaram a cabeça e um o joelho esquerdo da vítima.
Os policiais encontraram um isqueiro e uma vela no bolso da mulher. Os itens, segundo o delegado Rubens Recalcatti, podem indicar que ela era usuária de crack. A motivação do crime, no entanto, ainda está sendo levantada.
Investida da PF desarticula mobilização pela anistia, mas direita promete manter o debate
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Como a PF construiu o relatório do indiciamento de Bolsonaro; ouça o podcast
Bolsonaro sobre demora para anúncio de cortes: “A próxima semana não chega nunca”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião