A coordenação regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou que o acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu, foi alvo de mais de 30 disparos de arma de fogo na madrugada desta quarta-feira (26). Os moradores do acampamento foram acordados pelos disparos por volta da 1h30. Segundo o movimento, pistoleiros teriam se aproximado da entrada do acampamento e fizeram alvos de tiros as pessoas que estavam no local. O MST mantém uma guarita no acesso ao acampamento.
O MST divulgou nota e informou que havia homens e mulheres no local, mas que ninguém ficou ferido. “É de se entender a situação, hoje o acampamento começou o plantio de alimentos saudáveis que alimentarão os acampados e a própria sociedade. Esta ação contra a vida dos acampados mostra que a empresa tentou impedir nosso plantio”, diz a nota. Segundo o MST, que registrou um boletim de ocorrência, já havia ameaças contra os acampados.
O acampamento fica dentro das terras da empresa Araupel, que atua no reflorestamento e beneficiamento de madeira. A área foi ocupada no ano passado por integrantes MST, a maior parte composta por filhos de assentados. Mais de três mil pessoas estão acampadas no local.
Procurada, Araupel ainda não se manifestou sobre o caso.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora