Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caso Eloá

Mulher que recebeu coração de Eloá passa por exame para monitorar rejeição

Maria Augusta Silva dos Anjos, paciente de 39 anos que recebeu o coração da adolescente Eloá Cristina Pimentel, é submetida desde as 12h desta quinta-feira (30) a uma biópsia cardíaca no Hospital Beneficência Portuguesa, na região central de São Paulo, onde passou pelo transplante e segue internada.

Segundo o chefe da equipe de médicos que realizou o transplante, José Pedro da Silva, o exame é realizado para monitorar a ação dos medicamentos contra a rejeição. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Maria Augusta deve receber alta na próxima semana.

A paciente saiu da UTI e foi para um quarto na sexta-feira (30). O transplante do coração, doado pela família de Eloá - que teve morte cerebral devido a um tiro na cabeça após passar mais de 100 horas refém do ex-namorado Lindemberg Alves – aconteceu no dia 20.

Maria Augusta vive em Belém e se mudou para a capital paulista em janeiro deste ano à espera do transplante. Durante quase dois anos, Maria – que tinha um problema congênito no coração - aguardou na fila para receber o órgão.

A paciente já havia passado por uma cirurgia cardíaca há 16 anos. Nos últimos anos, no entanto, voltou a piorar e não conseguia fazer tarefas rotineiras como lavar o cabelo ou a louça sem se cansar. Maria é solteira e não tem filhos.

Outros transplantes

Outras quatro pessoas também foram beneficiadas pelo transplante dos órgãos de Eloá. No mesmo hospital que Maria Augusta, está internado o mecânico Émerson Gentil, de 25 anos, que teve transplantados o rim esquerdo e o pâncreas da jovem de Santo André. Segundo o hospital, ele passa por um processo de estabilização de peso para poder ter alta.

A garota de 12 anos que recebeu o fígado de Eloá também recupera-se bem da cirurgia. Segundo a Santa Casa, onde ele permanece internada, a menina deve ter alta na próxima semana. A adolescente de 18 anos que recebeu os pulmões da jovem ainda está internada no Instituto do Coração de São Paulo (Incor). Ela foi para um quarto nesta quarta-feira (29), está estável e evolui bem.

Também recupera-se bem o jovem que ganhou o rim direito. Ele deve sair do hospital na próxima semana.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.