Na cidade do maracatu rural, Nazaré da Mata, a 65 quilômetros de Recife (PE), onde a folia carnavalesca é conhecida pela apresentação de mais de dois mil caboclos de lanças por meio de 102 grupos, o carnaval não se resume apenas ao maracatu, ao frevo e ciranda.
Neste carnaval, a cidade também foi animada por um trio elétrico que desfilou segunda-feira (23) ao som da música baiana, o axé.
A presença de um trio elétrico em Nazaré da Mata foi a maneira encontrada por algumas pessoas que não se animam com os tradicionais ritmos da folia pernambucana.
Uma dessas pessoas é a balconista Nirlanda Vencenslau. Ela disse reportagem da Agência Brasil que a tradição familiar - seu pai era caboclo de lança - não colaborou em nada para que ela amasse o maracatu. "Odeio maracatu, odeio este carnaval", disse Nirlanda, que também não gosta de frevo.
A balconista disse que gosta mesmo é de axé e que não se importou de pagar R$ 45 por um abadá (fantasia que dá acesso ao bloco). "O bloco daqui é igual da Bahia, com axé e cordas, que separam quem pagou a camisa do resto do povo", afirmou.
Nirlanda disse ainda que o seu sonho é brincar o carnaval em Salvador. Mas, enquanto ele não se realiza, ela se diverte em Nazaré da Mata na companhia de um grupo de amigos e da sobrinha, a também balconista Ilma Carla Vencenslau que também não gosta do maracatu. "Eu amo é dançar a swingueira, as músicas da Bahia" afirmou Ilma.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora