O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou nesta sexta-feira (4) que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, foi a "causa provável" do apagão na região Nordeste. Ele negou que tenha ocorrido sobrecarga do sistema. "Não há no mundo sistema [elétrico] mais moderno que o brasileiro", disse Lobão. Segundo ele, o sistema é "bom", mas tem "falhas".
A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4). "Estes estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro. O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 4h.
Lobão concedeu entrevista coletiva nesta sexta para explicar as causas do apagão. Ele utilizou gráficos e imagens para mostrar as causas do problema. O ministro informou que se reunirá na segunda-feira (7) no Rio com representantes do Operador Nacional do Sistema, a Aneel, a Chesf e distribuídoras de energia para avaliar situação. "Vamos ter uma radiografia completa do que ocorreu e quais providências foram tomadas", disse.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião