A estação-tubo Coronel Dulcídio, na Avenida Sete de Setembro, no bairro Batel, em Curitiba, ficará temporariamente desativada a partir desta quinta-feira (28) por causa de obras de pavimentação que serão realizadas na via. Com isso, os ônibus das linhas Santa Cândida/Capão Raso e Pinheirinho/Rui Barbosa vão circular fora da canaleta exclusiva e não irão parar nesta estação até a finalização completa das obras. A previsão inicial - se não chover - é de que os trabalhos serão finalizados em 10 de junho. Nesse caso, o tubo voltaria a funcionar em 11 de junho.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, o serviço afeta apenas a estação sentido Capão Raso-Centro, sendo que no sentido contrário a canaleta não terá o serviço interrompido.
Os usuários das duas linhas terão como opção as estações Bento Viana, perto da Praça do Japão; e Oswaldo Cruz, na Praça Oswaldo Cruz.
A Prefeitura informou que os locais em que os ônibus vão trafegar fora da canaleta poderão mudar ao longo da obra em qualquer ponto entre as ruas Alferes Poli e Desembargador Motta. O órgão disse ainda que já há cartazes colados na estação Coronel Dulcídio que alertam os usuários sobre a desativação temporária. Avisos também estarão no Boletim do Transporte, no site da Urbs e nas TVs que ficam nos ônibus com a programação da mídia embarcada.
Na estação Coronel Dulcídio passam, em média, 3 mil pessoas por dia. Os ônibus da linha Santa Cândida / Capão Raso transportam, diariamente, cerca de 140 mil pessoas. Outros 70 mil passageiros são transportados por dia na linha Pinheirinho/Rui Barbosa.
Após dez meses, Bento Viana entra em operação
Desativada desde julho do ano passado, a estação-tubo Bento Viana, também na Avenida Sete de Setembro, voltou a operar na semana passada, na noite de terça-feira (20). A estação agora tem 20 módulos, cinco portas e área interna de 54,1 metros quadrados, quase três vezes mais do que a anterior que tinha três portas e área de 18,9 metros quadrados. No local param os biarticulados da linha Santa Cândida/Capão Raso e Pinheirinho/Rui Barbosa.
A nova estação faz parte do projeto de desalinhamento do eixo Norte/Sul, iniciado em 2012. Conforme a Prefeitura, os atrasos da implantação desta estação chegou a gerar notificação extrajudicial à empresa responsável e o estabelecimento de um novo cronograma que previa a entrada da Bento Viana em operação até o fim desse mês.
No total, foram desalinhadas 32 estações no trajeto entre o início da canaleta das avenidas Paraná e João Gualberto até o final da canaleta da Sete de Setembro.