| Foto:

Marilena Oliveira pergunta qual é o emprego correto dos pronomes este, esse e aquele. Repasso as principais orientações de instrumentos normativos usados por quem escreve em jornais e revistas e por revisores. Deixo algumas orientações de fora e priorizo as que, com algum esforço, podemos observar quando escrevemos em situações mais monitoradas.

CARREGANDO :)

Este (e suas variações) é usado para nos referirmos ao local onde estamos – "esta" casa tem goteiras. Moro "neste" apartamento há dez anos; ao período presente e a eventos não concluídos – pego férias "nesta/esta" semana. "Esta" viagem já está me deixando cansado. "Neste" mandato, o prefeito não tem maioria na Câmara; antes de algo que vamos mencionar na frase – o meu objetivo é "este": passar no vestibular. Gostaria que você pensasse "nisto" que vou dizer: procure uma pessoa para dividir as despesas; e, por fim, para retomar o último substantivo citado em frases que mencionam dois substantivos – Mariana e Carla romperam a amizade. "Esta" diz que não tem culpa; aquela diz ser inocente.

Esse (e suas variações) é usado para retomar um termo (ou ideia) já mencionado – os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa voltaram a bater boca ontem. "Esse" tipo de incidente, já rotineiro, preocupa os outros ministros. Aqui, o pronome "esse" encabeça a expressão "tipo de incidente" para recuperar o que havia sido mencionado em "voltaram a bater boca". Mais um exemplo: Os alunos fizeram um protesto pedindo mais segurança na escola. "Essa" é a segunda vez que um estudante é baleado dentro da instituição.

Publicidade

Aquele (e suas variações) é usado em frases estruturadas como a mencionada no quarto item sobre o pronome "este". Sendo assim, o pronome "aquele" retoma o primeiro substantivo quando dois são mencionados na frase. Sirva-nos o mesmo exemplo: Mariana e Carla romperam a amizade. Esta diz que não tem culpa; "aquela" diz ser inocente.