Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Vacina contra a rubéola

A secretaria de saúde de Curitiba está intensificando a vacinação contra a rubéola. Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul registram surtos da doença

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

Vinte cidades do Paraná participam da pesquisa nacional do Ministério da Saúde que pretende fazer um mapa da dengue no país. O levantamento começou na segunda-feira (22) e além de Curitiba outras 19 cidades do estado participam do estudo. A pesquisa nacional quer mostrar onde devem se concentrar as ações de combate à doença.

Publicidade

Em Curitiba, 136 agentes coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde visitarão os 75 bairros da cidade para verificar nas casas a existência de condições favoráveis para a proliferação do mosquito (Aedes aegypti) transmissor da dengue. A diferença é que todas as casas serão visitadas em apenas nove dias.

Nas visitas os agentes de saúde orientam os moradores sobre os cuidados para evitar que o mosquito da dengue se abrigue no quintal das casas. "Pelo menos uma vez por semana, fazer pesquisas em sua casa, olhar as calhas, que são locais bastante esquecidos, a caixa d’água ver se está bem vedada", afirmou em entrevista ao telejornal ParanáTV, a coordenadora de combate a dengue em Curitiba, Márcia Saad.

Em 2007 foram registrados 23.900 casos de dengue no Paraná, na semana passada aconteceram outros quatro novos casos em Londrina, no Norte.

Desde o início do ano, Maringá, no Noroeste, foi a recordista dos casos de dengue, 9.300 registrados. O Ministério da Saúde está preocupado com os casos de dengue no Brasil. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que é uma questão de tempo o vírus tipo 4 da denguechegar ao Brasil.

Trata-se de uma variação do vírus da dengue com o qual os brasileiros ainda não tiveram contato, mas que já se manifestou em países que fazem fronteira com o Brasil, como a Venezuela. Três sorotipos da doença já são conhecidos dos brasileiros: o Den 1, o Den 2 e o Den 3. Atualmente, mais de 90% das pessoas que adquirem dengue são contaminadas pelo terceiro tipo de vírus.

Publicidade