Quatro presos fugiram da 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, na região Sul do Paraná, na madrugada desta segunda-feira (14), na quinta fuga registrada em menos de um mês em delegacias do estado. Segundo a polícia, os detentos escaparam por volta das 3h30 por um túnel subterrâneo escavado em uma das celas. Até o início da tarde, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.
De acordo com um funcionário da delegacia ouvido pela reportagem, apenas um policial fazia plantão na delegacia no momento da fuga. "Na hora que os presos saíram no pátio dos fundos, o alarme tocou e o policial percebeu, impedindo que mais gente fugisse", conta o funcionário, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, no momento da fuga, cerca de 80 presos dividiam as duas celas e o solário, construídos originalmente para abrigar 36 pessoas.
A Polícia Militar (PM) foi acionada para ajudar nas buscas. Três dos quatro presos que fugiram respondem pelo crime de tráfico de drogas, sendo que um deles já foi condenado, enquanto o quarto está preso por assalto.
Quinta fuga em menos de um mês
A fuga de União da Vitória é a quinta registrada em delegacias do Paraná nas últimas quatro semanas. Ao todo, 52 presos já escaparam em situações registradas na capital paranaense e nas regiões Sul, Oeste e Norte do estado.
Na última quinta-feira (10), sete presos conseguiram fugir da delegacia de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, de forma bastante semelhante à de União da Vitória. Os detentos escavaram um túnel subterrâneo em uma das celas que dava para o pátio dos fundos da delegacia e pularam o muro. No mesmo dia, quatro fugitivos foram recapturados.
Dois dias antes, 12 detentos fugiram da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Curitiba. A carceragem da delegacia é dividida em duas alas e, segundo a polícia, presos conseguiram serrar a grade de uma delas.
Na noite do dia 29 de novembro, outros 16 presos fugiram da Delegacia de Cambé, no Norte do estado. Segundo o delegado Valdir Abrahão, 14 detentos serraram a grade e armados com pedaços de ferro renderam o policial quando ele entrou no corredor para pegar os vasilhames nas celas para servir o jantar. Em seguida, eles estouraram o cadeado da outra cela e libertaram outros dois presos. Imediatamente após a fuga, apenas um preso foi localizado.
Em 22 de novembro, treze presos escaparam da carceragem da Delegacia de Rio Negro, região Sul do Paraná, após render o policial que fazia plantão. Na fuga, eles ainda levaram a arma do policial, uma pistola ponto 40, e o carro da Polícia Civil, um Volkswagen Parati.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora