Quatro presos fugiram da 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória, na região Sul do Paraná, na madrugada desta segunda-feira (14), na quinta fuga registrada em menos de um mês em delegacias do estado. Segundo a polícia, os detentos escaparam por volta das 3h30 por um túnel subterrâneo escavado em uma das celas. Até o início da tarde, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.

CARREGANDO :)

De acordo com um funcionário da delegacia ouvido pela reportagem, apenas um policial fazia plantão na delegacia no momento da fuga. "Na hora que os presos saíram no pátio dos fundos, o alarme tocou e o policial percebeu, impedindo que mais gente fugisse", conta o funcionário, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, no momento da fuga, cerca de 80 presos dividiam as duas celas e o solário, construídos originalmente para abrigar 36 pessoas.

A Polícia Militar (PM) foi acionada para ajudar nas buscas. Três dos quatro presos que fugiram respondem pelo crime de tráfico de drogas, sendo que um deles já foi condenado, enquanto o quarto está preso por assalto.

Publicidade

Quinta fuga em menos de um mês

A fuga de União da Vitória é a quinta registrada em delegacias do Paraná nas últimas quatro semanas. Ao todo, 52 presos já escaparam em situações registradas na capital paranaense e nas regiões Sul, Oeste e Norte do estado.

Na última quinta-feira (10), sete presos conseguiram fugir da delegacia de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, de forma bastante semelhante à de União da Vitória. Os detentos escavaram um túnel subterrâneo em uma das celas que dava para o pátio dos fundos da delegacia e pularam o muro. No mesmo dia, quatro fugitivos foram recapturados.

Dois dias antes, 12 detentos fugiram da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Curitiba. A carceragem da delegacia é dividida em duas alas e, segundo a polícia, presos conseguiram serrar a grade de uma delas.

Na noite do dia 29 de novembro, outros 16 presos fugiram da Delegacia de Cambé, no Norte do estado. Segundo o delegado Valdir Abrahão, 14 detentos serraram a grade e armados com pedaços de ferro renderam o policial quando ele entrou no corredor para pegar os vasilhames nas celas para servir o jantar. Em seguida, eles estouraram o cadeado da outra cela e libertaram outros dois presos. Imediatamente após a fuga, apenas um preso foi localizado.

Publicidade

Em 22 de novembro, treze presos escaparam da carceragem da Delegacia de Rio Negro, região Sul do Paraná, após render o policial que fazia plantão. Na fuga, eles ainda levaram a arma do policial, uma pistola ponto 40, e o carro da Polícia Civil, um Volkswagen Parati.