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Folheto distribuído para os passageiros das linhas metropolitanas integradas informa sobre a mudança no cartão-transporte a partir de sábado (14) | Reprodução
Folheto distribuído para os passageiros das linhas metropolitanas integradas informa sobre a mudança no cartão-transporte a partir de sábado (14)| Foto: Reprodução

Além do Ligeirinho Araucária/Curitiba, outras três linhas serão encurtadas pela Comec. Conheça cada uma e veja as alternativas:

Colombo/CIC: transportava por dia 35,8 mil passageiros e tinha um trajeto, ida e volta, de 43,2 quilômetros. Agora, a linha para no terminal Cabral e quem quiser seguir viagem usará a nova CIC/Cabral.

Barreirinha/São José: transportava por dia 17,5 mil passageiros e fazia um trajeto total de 43,1 quilômetros. Agora, será desmembrada em duas novas linhas: a metropolitana São José/Boqueirão e a urbana Barreirinha/Guadalupe. Quem quiser usar as duas terá de pegar ainda o Boqueirão/Centro Cívico.

Curitiba/Araucária: atendia 19,9 mil passageiros por dia, com um trajeto total de 54,9 quilômetros. Agora, irá até o terminal Capão Raso, e não mais o centro da cidade.

Campo Largo/Curitiba: atendia 8,1 mil passageiros com um trajeto de 54,7 quilômetros. Agora, irá até o terminal Campina do Siqueira, e não mais o centro da cidade.

A partir da próxima quinta-feira (19), o passageiro de Araucária passará a pagar R$ 5,80 para vir até Curitiba. Antes, essa viagem custava R$ 3,30. A mudança é uma consequência dos ajustes implantados pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

De acordo com o diretor presidente da Comec, Omar Akel, a tarifa dos ônibus urbanos de Araucária será mais barata: de R$ 3,30 vai para R$ 2,50. Mas a integração com o ligeirinho Curitiba/Capão Raso, que substituirá a linha Curitiba/Araucária a partir do próximo sábado (14), não será mais gratuita. Agora, o passageiro precisará pagar mais R$ 3,30 para embarcar nessa linha.

"As linhas locais não serão mais realizadas com alimentadores da Rede Integrada, mas com redes locais. Haverá uma mudança de sistema para beneficiar a mobilidade interna e para estruturar melhor o sistema urbano", disse Akel.

Esta é a primeira mudança na Rede Integrada de Transporte que afeta o bolso do passageiro. Até então, as mudanças em linhas se limitavam a obrigar o passageiro metropolitano a fazer mais integrações para chegar no centro de Curitiba.

A linha Araucária/Curitiba, que deixará de existir a partir de sábado, transportava 19,9 mil passageiros por dia e tinha 54 km de extensão. Ela será substituída por uma linha mais curta, do município vizinho até o terminal do Capão Raso.

Além do ligeirinho, outras três possibilidades de integração de Araucária com Curitiba serão criadas: uma até a Alameda Doutor Muricy; outra até Pinheirinho; e uma terceira que ligará o município vizinho a Cidade Industrial. Todas elas, porém, não terão integração gratuita com a rede local.

Dissídio dos Motoristas e cobradores

Uma audiência realizada nesta sexta-feira (13), no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, para discutir o percentual de reajuste que será concedido a motoristas e cobradores de ônibus, terminou com uma multa de R$ 1 milhão imposta à Comec.

A sanção definida pela desembargadora Ana Carolina Zaina será aplicada se o órgão estadual não depositar, até o próximo dia 19, os valores relativos aos "vales" dos seis mil trabalhadores das linhas metropolitanas pertencentes à RIT.

O pagamento do adiantamento de 40% dos salários da categoria ocorre todo dia 20.

Uma nova audiência do dissídio já está marcada para o dia 19. A audiência desta sexta-feira, que foi realizada a pedido do Ministério Público do Trabalhou, tentou antecipar as discussões que estavam marcadas para a próxima reunião. O encontro, porém, não contou com a presença de representantes do Setransp.

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