Quem usa ônibus das linhas "comuns" vai poder pedir para descer em qualquer lugar do itinerário dessa linha, mesmo fora dos pontos determinados, depois das 22 horas. A "parada livre" faz parte de um pacote de medidas anunciado pela Urbs nessa terça-feira (10), com o objetivo de aumentar a segurança de passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.
A possibilidade de descer fora do ponto, nas linhas que não têm desembarque em tubos, já existia, mas estava em desuso há mais de 20 anos. Por isso, a Urbs está reeditando uma determinação operacional.
Outra medida é a instalação, em cinco mil pontos de ônibus, de uma iluminação especial, com tecnologia LED. A ação faz parte de um programa de obras da prefeitura, chamado Luz do Dia, que ainda será lançado. O objetivo é aumentar a iluminação pública na capital.
Apesar de já contar com uma equipe dedicada ao transporte coletivo, a Guarda Municipal vai ampliar a atuação e as abordagens em ônibus, estações tubo e terminais. De acordo com a Urbs, já há operações programadas para esta semana. A campanha "Busão sem Abuso", iniciada no ano passado e voltada ao respeito com a mulher, também será retomada.
O estímulo ao uso do cartão-transporte, que agora possui tarifa com desconto (de R$ 3,30 para R$ 3,15), vai continuar. A intenção é diminuir o volume de dinheiro que circula em ônibus, estações tubo e terminais, diminuindo os riscos de assalto. Outro fato que pesa a favor do cartão é a possibilidade de recuperar os créditos ao fazer uma nova via.
Por fim, a oferta de informação nos ônibus, pontos, terminais e tubos vai crescer. A ideia é oferecer informações sobre os itinerários, horários e localização de serviços públicos para os passageiros.
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião