| Foto: Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Quem usa ônibus das linhas "comuns" vai poder pedir para descer em qualquer lugar do itinerário dessa linha, mesmo fora dos pontos determinados, depois das 22 horas. A "parada livre" faz parte de um pacote de medidas anunciado pela Urbs nessa terça-feira (10), com o objetivo de aumentar a segurança de passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

CARREGANDO :)

A possibilidade de descer fora do ponto, nas linhas que não têm desembarque em tubos, já existia, mas estava em desuso há mais de 20 anos. Por isso, a Urbs está reeditando uma determinação operacional.

Outra medida é a instalação, em cinco mil pontos de ônibus, de uma iluminação especial, com tecnologia LED. A ação faz parte de um programa de obras da prefeitura, chamado Luz do Dia, que ainda será lançado. O objetivo é aumentar a iluminação pública na capital.

Publicidade

Apesar de já contar com uma equipe dedicada ao transporte coletivo, a Guarda Municipal vai ampliar a atuação e as abordagens em ônibus, estações tubo e terminais. De acordo com a Urbs, já há operações programadas para esta semana. A campanha "Busão sem Abuso", iniciada no ano passado e voltada ao respeito com a mulher, também será retomada.

O estímulo ao uso do cartão-transporte, que agora possui tarifa com desconto (de R$ 3,30 para R$ 3,15), vai continuar. A intenção é diminuir o volume de dinheiro que circula em ônibus, estações tubo e terminais, diminuindo os riscos de assalto. Outro fato que pesa a favor do cartão é a possibilidade de recuperar os créditos ao fazer uma nova via.

Por fim, a oferta de informação nos ônibus, pontos, terminais e tubos vai crescer. A ideia é oferecer informações sobre os itinerários, horários e localização de serviços públicos para os passageiros.