Valor da tarifa quase triplicou em 12 anos
Em comparação com os preços que eram praticados quando o pedágio foi implantado no Paraná, em 1998, as tarifas praticamente triplicaram. A variação de 185% representa a média dos valores praticados em várias praças do estado. Alguns trechos subiram bem acima desse porcentual, como é o caso do percurso entre Curitiba e o litoral paranaense. A tarifa original era de R$ 4,10 e atualmente está em R$ 13,30 oscilação de 224%.
Preço médio cobrado no Paraná é de R$ 14,35
A tarifa média paga por veículo unitário que passa nas praças de pedágio paranaenses é de R$ 14,35 preço bem acima dos demais sistemas de concessão integrados no Brasil. O valor é calculado ao dividir toda a arrecadação com pedágio pelo número de veículos pagantes, levando em consideração que veículos pesados pagam, a cada passagem, bem mais do que automóveis.
A combinação de reajustes das tarifas de pedágio acima da inflação com o aumento do número de veículos circulando nas rodovias concedidas do Paraná fez a arrecadação das concessionárias subir 238% nos últimos nove anos. As seis empresas que administram estradas no estado arrecadaram juntas, em 2001, R$ 355 milhões e fecharam 2010 com faturamento de R$ 1,2 bilhão. Os dois principais fatores que elevaram a receita foram justamente as correções da tarifa que quase triplicou desde o início da concessão , com aumento de 185% e o crescimento do tráfego, na faixa de 51%.
A comparação da receita das concessionárias, elaborada pela Gazeta do Povo, desconsidera os primeiros anos do contrato de concessão (de 1998 a 2000), quando oscilações nos valores das tarifas decorrentes de reajuste unilateral do governo do estado distorceriam a análise. No período de nove anos, entre 2001 e 2010, as despesas não aumentaram na mesma proporção que as receitas.
Os custos operacionais, por exemplo, subiram 138% 100 pontos porcentuais a menos que a arrecadação. "Temos bons resultados em função de uma gestão mais qualificada", pondera o presidente regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Neto. Já o aumento no valor investido em novas obras foi de 39% em nove anos é preciso considerar que o investimento inicial foi mais alto nos primeiros anos da concessão.
Outro fator que faz a receita das concessionárias paranaenses apresentarem uma variação positiva tão significativa é que, no Paraná, a proporção de caminhões e ônibus nas rodovias é expressiva. Para cada dois veículos leves trafegando, há um veículo pesado. Em São Paulo, a proporção é de três veículos leves para cada pesado. Caminhões e ônibus pagam pedágio por eixo, o que faz os valores unitários serem muito maiores.
Valor repassado
Para o economista Marcelo Curado, a quantidade de caminhões nas estradas do estado semelhante ao tipo de tráfego em rodovias com concessão federal é uma prova de que o valor das tarifas tem maior impacto nas movimentações econômicas no Paraná. "O pedágio não pesa só para quem vai até a praça de cobrança. Quem usa a rodovia repassa os custos e todos os produtos e serviços acabam sofrendo variações. Pode aumentar custos de exportações e influenciar no mercado interno."
O professor avalia ainda que o crescimento de 238% nas receitas comparável a um aumento menor de despesas e investimentos mostra que as concessionárias paranaenses são muito rentáveis. Ao longo dos últimos anos, o total arrecadado pelo sistema paranaense de pedágio tem representado entre 10% e 14% da receita dos pedágios em todo o país. Entretanto, o Paraná é responsável por apenas 6% da frota pagante no Brasil, índice que já foi de 15%.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora