Quatro policiais civis de Curitiba e outras seis pessoas foram denunciadas pela suposta participação em um ou mais dos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, concussão e posse ilegal de arma de fogo. A denúncia foi oferecida na última terça-feira, e divulgada nesta quinta-feira, pela Promotoria de Investigação Criminal de Curitiba.
Os policiais foram presos pela Polícia Federal na denominada "Operação Jockey" no dia 21 de dezembro de 2006. As investigações da PF começaram após um assalto à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no bairro Bacacheri. Durante a investigação, os policiais identificaram relação deste roubo ao assalto ao Jockey Club que resultou na morte de um policial militar. Os dois assaltos aconteceram no dia 26 de outubro 2006 com pequeno intervalo de tempo. A suspeita é que a mesma quadrilha realizou os dois roubos.
De acordo com a assessoria do Ministério Público (MP), foram denunciados os investigadores Gilson de Oliveira (lotado no 11º Distrito Policial), José Augusto Mendes Paredes (lotado no GARH Grupo Auxiliar de Recursos Humanos da Delegacia de Polícia Civil), Paulo Sérgio Ferreira (também lotado no 11º Distrito Policial) e Nelson Luiz Lopes (lotado na Delegacia do Adolescente).
Quadrilha
Segundo a denúncia, os policiais estariam associados entre si e com Gilson de Oliveira Júnior (filho do policial Gilson de Oliveira), Gelson Clayton da Silva Barros (genro do policial Gilson), com os informantes Edison Antonio Melo (vizinho e amigo do mesmo policial) e João Batista Correa Lapuene (conhecido como "Gaúcho" ou "Gauchinho"), e ainda com outras pessoas ainda não identificadas.
De acordo com o MP, essas pessoas, orientadas pelos policiais civis, negociavam a aquisição de drogas vindas de Santa Catarina. Os policiais, por sua vez, teriam exigido um "acordo" para não realizarem a prisão em flagrante por tráfico ilícito de drogas, pedindo a entrega de cerca de R$ 11,9 mil em dinheiro.
A quadrilha se valia, segundo a denúncia, de armas de fogo utilizadas pelos policiais denunciados e também por Gelson Clayton, o que aumentaria a periculosidade do grupo. Durante o assalto ao Jockey, os bandidos usavam coletes e armas da Polícia Civil.
Policiais afastados
O MP encaminhou cópia da denúncia para a Corregedoria da Polícia Civil, para instauração de processo disciplinar contra os policiais civis denunciados. Também requereu em juízo o afastamento cautelar dos policiais, até quando terminarem as investigações.