Trinta e quatro projetos de Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) foram apresentados pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), ao governo federal. Oito deles serão instalados na regional do Bairro Novo. Os demais serão distribuídos entre as regionais do Pinheirinho, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Santa Felicidade, Boa Vista, Cajuru, Portão e Boqueirão. As informações são da prefeitura da capital e foram divulgadas nesta terça-feira (2).
De acordo com a prefeitura, a distribuição dos centros foi feita com base em um estudo realizado pelo município para localizar os pontos da cidade que atualmente possuem as maiores demandas por CMEIs. A análise mostrou que a região Sul de Curitiba é onde mais é necessário abrir novas vagas, motivo pelo qual a região deve receber a maioria das unidades previstas.
A aprovação dos projetos dependerá de avaliações técnicas que serão realizadas por uma equipe de engenheiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A prefeitura ainda não sabe precisar quantas crianças serão beneficiadas com os novos centros nem quanto custará cada obra, já que estas definições dependem da aprovação de todos os projetos enviados. No entanto, a expectativa é de que as construções comecem ainda em 2013.
O governo federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), vai custear 60% do valor das obras dos centros. O restante que inclui ainda complemento das obras, mobiliário e aquisição de profissionais será de responsabilidade do executivo municipal.
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora