• Carregando...
Faixa exclusiva compreende trecho da Rua XV entre Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão | André Rodrigues/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Faixa exclusiva compreende trecho da Rua XV entre Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão| Foto: André Rodrigues/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

A Prefeitura de Curitiba começa a fiscalizar a partir da próxima segunda-feira (7) a faixa exclusiva de ônibus instalada na Rua XV de Novembro. O monitoramento será feito por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que poderão multar motoristas que trafegarem pela pista.

A faixa exclusiva se estende pela Rua XV de Novembro, entre a entre Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão.

A orientação a motoristas sobre a restrição do tráfego na pista começou há um mês. Ainda a partir da próxima semana, além da fiscalização por agentes, o monitoramento da via também será feito por radares, que começarão a ser colocados nos próximos dias. Os equipamentos devem ser posicionados em dois pontos da via. Até a manhã desta sexta-feira a Setran ainda não havia definido quais serão estes pontos.

Motoristas que transitarem pela área destinada aos veículos de transporte público serão autuados por desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada leve, com perda de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20.

Exceções

Fora o tráfego de ônibus, no trecho exclusivo será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua XV de Novembro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar nessa faixa – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento, com uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nestes trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

A faixa exclusiva irá beneficiar 53,5 mil passageiros transportados ao dia por 12 linhas do transporte coletivo que utilizam a Rua XV de Novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]