A prefeitura de Paranaguá autorizou, nesta segunda-feira (20), a realização de uma licitação para recuperar o telhado da Estação Ferroviária da cidade. O projeto deve custar R$ 504 mil ao município e foi feito por uma empresa especializada. Essa obra é condição necessária para a revitalização do prédio. Reportagem da Gazeta do Povo de domingo (19) mostrou que a edificação está abandonada, embora houvesse uma ordem judicial que estabelecia um prazo de 90 dias para o restauro do local.
De acordo com a prefeitura, a abertura dos envelopes com as propostas para o conserto do telhado está marcada para o dia 7 de agosto. Passados os trâmites legais, as obras começam em dois meses. Nesta sexta-feira (24), o prefeito Edison Kersten (PMDB) deve se reunir com cidadãos e representantes de ONGs que tratam do patrimônio cultural para discutir o projeto. O município já garantiu R$ 1,8 milhão, recursos do Ministério do Turismo, para o restauro. O objetivo é que a estação seja um espaço de convivência, mas que também volte a receber trens.
Abandono
O prédio da Estação Ferroviária tem 130 anos e está em ruínas. A ordem judicial que determinava o restauro do local é de março, mas a prefeitura recorreu da decisão, alegando que o tempo não seria suficiente.“O município apresentou um recurso de agravo de instrumento, uma vez que em razão do princípio constitucional de legalidade não há orçamento para custos da obra em um curto espaço de tempo”, informou, em nota.
O prédio é tombado pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e pertence ao patrimônio ferroviário da União. A responsabilidade pela manutenção foi transferida para o município em 2011. Em quatro anos de concessão, a edificação sofreu avarias e a única mudança no local foi uma troca de tapumes.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora