A primeira fase do metrô de Curitiba ganhou uma "nova" estação. A parada Santa Regina, que fica entre os terminais do Pinheirinho e Capão Raso, havia sido eliminada, junto com outras quatro estações, quando o consórcio Triunfo Participações e Investimentos, vencedor do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), apresentou o projeto do metrô.
Confira qual é o projeto do metrô
O retorno da estação foi anunciado pelo secretário de planejamento de Curitiba Fábio Dória Scatolin, antes da cerimônia para assinatura da autorização para a publicação do edital definitivo da obra, que ocorre nesta tarde no auditório do Cietep, e conta com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo Scatolin, a volta da estação atendeu a um pedido do prefeito Gustavo Fruet. Essa é a principal alteração no projeto do metrô, que havia sido apresentado em outubro do ano passado. As obras da primeira fase, orçadas em R$ 4,5 bilhões, terão extensão de 17,6 quilômetros, entre o bairro CIC-Sul e o Terminal do Cabral. Nesse trecho que deverá estar em operação em 2019 serão implantadas 15 estações.
Ainda não há previsão de quando será lançada a segunda fase da obra, que completa a linha e os 21,7 quilômetros de extensão total, no trecho entre os terminais do Cabral e Santa Cândida.
BRT, Inter 2 e Linha Verde
O secretário também adiantou que nos próximos 60 dias devem ser licitadas uma grande obra para cada um dos três projetos de mobilidade que foram incluídos no PAC e terão os termos de compromissos assinados nesta sexta-feira também. As obras são ampliação da capacidade e velocidade das linhas de ônibus BRT, remodelação da linha Inter 2 e a conclusão da Linha Verde.
Para a Linha Verde, a obra que será licitada é o trecho entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e o Hospital Vita, que passará por remodelação. No sistema BRT, serão realizadas intervenções para o corredor Leste-Oeste, no trecho entre os terminais Campo Comprido e Campina do Siqueira. Já para o Inter 2, será trabalhada a trincheira da Avenida Nossa Senhora Aparecida.
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