Depos de fechar por três vezes na manhã desta segunda-feira, a pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi reaberta às 13h17. Como a pista principal está fechada desde o trágico acidente com o Airbus da TAM, apenas a auxiliar está operando.
Mesmo com a reabertura da pista, o reflexo, no entanto, deve durar todo o dia. A manhã desta segunda-feira foi de muitos atrasos e cancelamentos nos principais aeroportos do país e a situação só tende a se agravar - já que no período da tarde/noite o movimento é mais intenso.
No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a manhã foi tumultada. Dos 76 vôos previstos até 12h, 40 sofreram atraso superior a uma hora e outros nove vôos foram cancelados. Ou seja, o problema na pista de Congonhas afetou 64% dos vôos no Afonso Pena. Os dados foram repassados pela Infraero.
Durante o problema na pista, alguns vôos que teriam o destino o aeroporto de Congonhas foram redirecionados para Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. E a situação não deve melhorar.
A TAM divulgou uma nota oficial no domingo (22) afirmando que os aviões da empresa vão deixar de pousar em Congonhas em dias de chuva, enquanto a pista principal não tiver recebido as obras de grooving, que são pequenas ranhuras destinadas a drenar a água. Segundo a companhia, as operações ficarão normais apenas na pista auxiliar de Congonhas.
Protesto
O saguão do aeroporto Afonso Pena deve receber uma manifestação nesta segunda-feira, às 19 horas, em solidariedade à vítimas do acidente da TAM em Congonhas. Os manifestantes pretendem realizar uma oração para as vítimas do maior acidente da aviação aérea brasileira.
Pane e atrasos
O domingo foi um dia de muitos atrasos nos aeroportos do país. Uma pane atingiu um radar do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Manaus (Cindacta-4), na madrugada de sábado (21), e provocou atrasos em aeroportos de todo o país.
Segundo boletim da Infraero, entre as 0h e 19h de domingo dos 1326 vôos programados para o país, 584 tiveram atrasos acima de uma hora e outros 137 foram cancelados, o que totaliza 721 vôos com problemas, ou 55,43% do total.
- Avião da TAM arremete em Congonhas
- Novo aeroporto em SP diminuirá risco de tragédias, diz Lula
- Para Lula, "não há hipótese de a verdade não vir à tona"
- Chuva e apreensão em Congonhas
- Avião da TAM arremete em Congonhas
- Domingo teve 721 vôos atrasados ou cancelados, diz Infraero
- Aviões da TAM não pousarão mais em Congonhas em dia de chuva
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora