Atualizado em 08/11/2006, às 14hO problema de interferência nas rádio-freqüências do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) - que estaria causando repetidos atrasos e cancelamentos de vôos no Aeroporto Internacional Afonso Pena - pode estar localizado em uma repetidora de sinal do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA).
A informação foi confirmada pelo assessor de comunicação do DCEA, coronel Paullo Esteves. "A Anatel continua trabalhando para localizar o problema, mas hoje (quarta) ainda não recebi notícias. Na verdade estamos suspeitando que o problema pode ser em uma repetidora de sinal que temos Assis-SP. Estamos investigando para ver se isto se confirma".
Nesta quarta a Infraero divulgou que dos 56 vôos previstos para pousos e decolagens no Afonso Pena, 16 tiveram atrasos superiores a 15 minutos. A demora foi de em média 24 minutos para a decolagem das aeronaves. O balanço foi divulgado às 12h e um vôo (GOL 1738/1739, que faria a rota Curitiba/Congonhas/Curitiba) havia sido cancelado. A empresa não realizou este vôo nos últimos três dias.
A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou que segue fazendo o monitoramento de todo o chamado espectro que abrange as regiões Sul e Sudeste do país. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, nenhum problema foi diagnosticado até o início dos trabalhos, na manhã de terça.
O coronel da Aeronáutica disse nesta terça que o problema de freqüências são os reais motivos dos atrasos. "Não tem nada a ver com operação-padrão e greve branca. Essas questões já estão superadas", explicou Esteves. Um controlador de vôo, que não quis se identificar, confirmou a versão oficial. Segundo ele, as interferências nas freqüências usadas entre São Paulo e Curitiba podem ter sido causadas por telefones celulares ou rádios piratas.
A Infraero afirmou, por meio de sua assessoria em Curitiba, que o problema de atrasos nada tem a ver com a infra-estrutura aeroportuária do Afonso Pena ou de qualquer outro aeroporto administrado por ela. A empresa divulgará três boletins diários (9h15, 12h15 e 17h15) para informar sobre atrasos nos vôos que chegam ou partem de Curitiba.
Oficialmente a Infraero não confirmou se os atrasos teriam relação com a operação-padrão dos controladores de vôos, que interferiram negativamente em cerca de 5 mil vôos no começo do mês.
Balanço final de terça-feira
Dos 154 vôos previstos para esta terça, em pousos e decolagens, 87 registraram atrasos superiores a 15 minutos e média de 45 de espera (valor considerado normal pela Aeronáutica). Além disso, cinco vôos foram cancelados pelas empresas aéreas: GOL 1813 (Porto Alegre/Curitiba); GOL 1738/1739 (Congonhas/Curitiba/Congonhas); TAM 3331 (Curitiba/Londrina); BRA 1000 (Congonhas/Curitiba/Porto Alegre); e TAM 3334 (Londrina/Curitiba).
Greve branca
De 26 de outubro ao dia 4, a operação-padrão dos controladores afetou 43% das decolagens em todo o país. De 14.700 vôos que decolaram, 5.145 registraram atrasos significativos. O percentual de cancelamentos ficou em 8%, o que representa 1.176 vôos.
Pane de outubro
Um problema nos computadores do Cindacta 2 pode ter sido o causador do atraso de quase 100 vôos no dia 19 de outubro Afonso Pena.
No dia seguinte, o problema se repetiu e 96 aviões chegaram ou partiram do aeroporto fora dos seus horários.
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