Um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus terminou em confronto entre manifestantes e policiais militares, na região central de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (12). Ao menos 61 pessoas foram detidas.
A manifestação foi organizada por integrantes dos movimentos Tarifa Zero e Passe Livre BH. Segundo a Polícia Militar, ao menos 300 pessoas se reuniram por volta das 18h30 na Praça Sete e saíram em passeata pela avenida Afonso Penna.
O tenente-coronel Gianfranco Caiafa da tropa de choque da PM tentou entrar em acordo com os manifestantes para a liberação de parte da via. A PM informou que não houve negociação e o grupo começou a jogar pedras nos policiais e uma delas machucou a mão do tenente-coronel.
Para dispersar os manifestantes, a tropa de choque utilizou bombas de gás lacrimogênio e disparou balas de borracha. Parte do grupo invadiu o hotel Sol localizado na rua Bahia, segundo a PM.
Após a confusão, os policiais detiveram ao menos 61 pessoas. Elas foram levadas à uma delegacia da região e liberadas após depoimento.
Integrantes do Movimento Passe Livre BH postaram uma mensagem nas redes sociais informando que o último manifestante detido foi liberado às 3h09 desta quinta-feira (13).
O grupo informou que continuará protestando nas ruas e que dobrará o número de participantes no próximo ato.
Em nota, o governo de Minas lamentou o confronto ocorrido durante o protesto contra o aumento das tarifas e determinou uma apuração rigorosa dos fatos.