Prudentópolis – cidade com 48 mil habitantes na região Centro-Sul do Paraná – tem um lugar de destaque e outro nada honroso no Atlas de Remanescentes da Mata Atlântica. Está na lista dos dez que ainda conservam mais áreas de floresta nativa no Paraná. Mas aparece também encabeçando o ranking das que mais derrubaram mata no estado. Foram 1,1 mil hectares entre os anos de 2005 a 2008. Parece pouco, mas só em Prudentópolis, de acordo com o estudo, mais floresta veio abaixo do que em todo o estado do Rio de Janeiro no período.

CARREGANDO :)

O prefeito Gilvan Agibert recebeu com surpresa a notícia de que a cidade, além de campeã do Paraná, é a oitava do Brasil em quantidade de área desmatada. "Não acredito", resumiu. O município tem vocação econômica agrícola e turística e não depende do setor madeireiro. "Temos só duas serrarias aqui", disse.

Cidades da região Sul do Paraná figuraram por vários anos entre as que mais desmataram no Brasil, mas depois de intensificação das fiscalizações saíram do ranking nacional e agora estão apenas entre as dez mais do estado. Ainda assim, derrubaram juntas mais do que alguns estados brasileiros.

Publicidade
Veja também
  • Governo contesta números
  • Pinheiros cortados para plantio de soja
  • Ritmo do desmatamento diminui