O racionamento de água em Curitiba e região Metropolitana, motivado pela baixa quantidade de chuvas nos últimos meses, continuará durante o feriado da Independência e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Após uma suspensão temporária, ocorrida de sábado até terça-feira, o rodízio voltou a funcionar desde a tarde desta quarta-feira.
Para quinta está previsto o racionamento nos bairros do Grupo 7, ou seja, parcialmente nos bairros Água Verde, Capão Raso, Fazendinha, Parolin, Pinheirinho e Seminário, além de bloqueio total nos bairros Vila Izabel, Fanny, Guaíra, Lindóia, Novo Mundo, Portão e Santa Quitéria. No total serão atingidos, teoricamente já que com o feriado, muitas pessoas viajam - 254.162 pessoas.
Retomada do rodízio
A decisão de retomar o racionamento foi tomada com base na avaliação feita na manhã de quarta-feira pelos técnicos da companhia. Depois da análise foi observado que já estava sendo necessário utilizar, novamente, a água das cavas e das barragens particulares - impossibilitando assim prorrogar a suspensão do rodízio.
"O retorno do rodízio está sendo necessário porque a contribuição da água da chuva dada pelos rios Iraí, Pequeno e Itaqui caiu nas últimas horas. Esta é uma situação normal", diz o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi.
Quando chove, explica Gerardi, o nível nos pontos de captação sobe e é possível poupar as barragens e outros contribuintes da bacia incremental. Após um curto período esta água acaba e é preciso voltar a utilizar os mananciais permanentes.
Apesar da chuva, que permitiu a suspensão temporária do rodízio, o nível das barragens continua abaixo do normal. Piraquara está em 6,15 metros e Iraí em 4,03m. As duas barragens permanecem fechadas e nesta quarta-feira a Sanepar deve voltar a utilizar a água das cavas e das barragens particulares.
Embora haja previsão de chuva para os próximos dias, a companhia adianta que o racionamento deve permanecer durante o feriadão.
Grupo 2 terá racionamento ampliado
Parte dos moradores do Grupo 2, que deve ficar sem água no sábado, terão o racionamento ampliado. Na sexta e no sábado haverá interrupção no fornecimento de água para que possam ser executados serviços de substituição de equipamentos e válvulas em um reservatório de grande porte localizado no Alto da XV. As áreas afetadas voltam a ser abastecidas até a madrugada de sábado, e ainda durante a tarde, entram na escala normal de rodízio. As áreas do Grupo 2 atingidas pela interrupção "extra" são: Alto da Glória (bloqueio total), Alto da XV, Bacacheri, Cabral, Cajuru, Capão da Imbuia, Centro, Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê e Tarumã, parcialmente. No Grupo 2 estão distribuídas 244 mil pessoas, mas a interrupção só deve atingir 72 mil habitantes.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora