A Diretoria de Trânsito (Diretran) da prefeitura de Curitiba anunciou nesta quinta-feira (15) o início do monitoramento de velocidade dos veículos que passam pela Linha Verde, por meio de radares móveis. Munidos com os equipamentos, desde a quarta-feira (14), agentes de trânsito passam por diferentes pontos da avenida, registrando as placas dos automóveis que ultrapassam a velocidade máxima permitida.
Os radares devem evitar excessos por parte dos motoristas e, por consequência, acidentes de trânsito de maior gravidade, como o que aconteceu na última terça-feira (13). Na ocasião, dois veículos bateram na Linha Verde, próximo do Hospital Erasto Gaertner, quando um deles tentou fazer uma conversão proibida e na contramão , e o carro que vinha atrás não conseguiu desviar. Três pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de 8 anos, que sofreu traumatismo craniano.
Matéria da Gazeta do Povo desta quinta-feira (15) mostrou que no momento do acidente não havia placa que indicasse a via preferencial no cruzamento onde ocorreu a colisão. A placa de Pare teria sido instalada logo após a saída dos carros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), segundo a dona de casa Carmen Parigo. Conforme a prefeitura, a colocação da sinalização foi antecipada para aumentar a segurança dos motoristas, uma vez que ela deveria ser instalada à medida que as obras no trecho fossem concluídas.
A velocidade máxima na Linha Verde é de 70 km/h, mas nos trechos ainda em obras o limite máximo fica em 40km/h. Segundo a prefeitura, o aviso de que o trecho próximo ao Hospital Erasto Gaertner está em obras pode ser visto em placas colocadas logo depois do viaduto da BR-277, no sentido Norte-Sul, e logo depois do binário Santa Bernadethe, no sentido Sul-Norte. Próximo à BR-277, ainda de acordo com a prefeitura, seis placas alertam os motoristas com as incrições Obras a 100 metros; Reduza a Velocidade e Desvio à Frente.
À reportagem da Gazeta do Povo Online, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o início das operações dos radares móveis já estava previsto para o dia 14, em um convênio assinado entre a administração municipal e a PRF, em dezembro de 2008, e não tem qualquer relação com o acidente que aconteceu na terça-feira. Os equipamentos devem ser utilizados até a instalação definitiva dos radares fixos, que serão colocados em 14 pontos diferentes da Linha Verde.
Educação no trânsito
A partir desta quinta-feira, equipes de educação de trânsito iniciam um trabalho de orientação e conscientização dos motoristas, distribuindo folhetos que alertam para a importância de obedecer a sinalização, respeitar a velocidade e redobrar a atenção nos locais em obras. Os agentes ficam em cruzamentos e pontos anteriores aos locais onde estão as equipes com radares móveis. O trabalho está sendo feito em parceria e com apoio da PRF.
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