Leia mais sobre o caso Rasera
Rasera pode ser solto ou julgado ainda neste mês
STJ nega habeas-corpus para Rasera e advogado diz que vai recorrer ao STF
O investigador da Polícia Civil Délcio Augusto Rasera deixou na tarde desta sexta-feira, às 16h40, a cela da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. Rasera estava preso desde setembro de 2006 por executar escutas telefônicas ilegais e por porte de armas.
Depois de cumprimentar quase todos os policiais, Rasera deixou a delegacia de terno na companhia da mulher e dos advogados. Na saída, Rasera disse à imprensa que agora vai cuidar da família e reconstruir a vida. Disse ainda que vai se apresentar à Polícia Civil, provavelmente na segunda-feira (23), e que acredita na justiça do Paraná - que lhe concedeu o habeas-corpus. Sobre o processo, Rasera disse que não conhece os detalhes e que por isso preferia não comentar.
O habeas-corpus foi expedido pelo julgamento do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) na quinta-feira, mas o alvará de soltura só foi cumprido na tarde desta sexta por questões burocráticas. Agora Rasera responderá pelos crimes em liberdade. O julgamento deve acontecer no início do mês de setembro, depois que o juiz Gaspar Mattos de Araújo, da Comarca de Campo Largo, analisar o material apreendido com o policial.
Rasera foi detido no dia 5 de setembro do ano passado durante a "Operação Pátria Nossa", deflagrada pela Promotoria de Investigações Criminais (PIC). Quando foi preso, o policial se identificou como assessor especial do governador Roberto Requião (PMDB). Rasera trabalhava na Casa Civil do governo do estado.
Esta aproximação de Rasera com o Palácio Iguaçu mexeu com as eleições para governador do Paraná, em outubro de 2006. Passado o pleito, Requião, então reeleito governador, chegou a dizer que a prisão de Rasera refletiu no resultado da eleição. Requião venceu Osmar Dias (PDT) por uma pequena diferença - 10.479 votos.
A PIC só deve se pronunciar sobre a soltura de Rasera quando for comunicado oficialmente pelo TJ - o que pode acontecer na semana que vem.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora