O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou nesta terça-feira (30) que a nova velocidade nas Marginais do Tietê e do Pinheiros vai começar a valer a partir da segunda quinzena de julho. A mudança é uma proposta da Prefeitura de São Paulo para tentar diminuir os acidentes e mortes no trânsito.
“Onde está 90 (km/h) vai para 70 (km/h); onde está 70 (km/h), 60 (km/h); onde está 60 (km/h), 50 (km/h)”, afirmou Tatto. “(A mudança) vai ser em julho. No dia 17 ou dia 21. Está programado, e a gente vai fazer.”
Questionado sobre quando os motoristas que trafegarem acima da nova velocidade permitida vão passar a ser multados, o secretário respondeu: “De imediato. Se já tem sinalização, é de imediato”. Para o período de adaptação, a Prefeitura informou que vai instalar placas de sinalização e avisar aos condutores antecipadamente.
Ainda de acordo com Tatto, os radares vão ser reprogramados para a nova velocidade máxima, mas não devem ser instaladas mais fiscalizações. O secretário também afirmou que “não precisa convencer” os opositores da medida. “Não dá para 1300 pessoas morrerem por ano no trânsito e não fazer nada. Não é uma questão de convencimento.”
Minhocão
Tatto vai levar ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), nesta quarta-feira (1) a proposta de iniciar o período de testes para que o Minhocão, na região central, seja fechado aos sábados, a partir do próximo, às 15 horas.
Na ocasião, o secretário de Transportes também vai apresentar o estudo de impacto sobre o fechamento da Avenida Paulista no último domingo (28).
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora