• Carregando...

Os moradores dos bairros de Curitiba e da região metropolitana, que estão sendo atingidos pelo racionamento, podem ficar por mais tempo sem água já a partir desta semana.

De acordo com a assessoria, "há um indicativo da companhia de mexer no racionamento". Uma das linhas de estudo dos técnicos da Sanepar seria aumentar o número de horas - atualmente 26 horas.

Quem vai definir o aumento ou não no número de horas, e se será implantado nesta ou na próxima semana, será a chuva - prevista para Curitiba e região. "Se depender desta chuva, nada vai mudar no problema da estiagem", adiantou o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Instituto Simepar. "A previsão é que a frente fria vinda do Rio Grande do Sul traga a chuva para Curitiba e região no fim da tarde. Mas a intensidade será fraca", completa.

A falta de chuva está diminuindo o nível de água nas barragens Piraquara I e Iraí, que abastecem grande parte de Curitiba e região metropolitana. Nesta terça-feira o nível atingiu a metragem mais crítica desde o início do problema da estiagem no Paraná. De acordo com os dados repassados pela companhia, a barragem Piraquara I está com o nível de água 5,85 metros abaixo do normal e 3,90 metros abaixo do normal em Iraí.

Racionamento

A estratégia traçada e implementada pela Sanepar no dia 4 de agosto para economizar água consiste em, uma vez por semana, fechar as torneiras durante 26 horas. Para isso, a Sanepar dividiu os bairros de Curitiba e região em sete grandes grupos.

Sanepar reduz consumo de 20% na primeira semana do rodízio

Uma semana após o início do rodízio, a Sanepar divulgou que conseguiu reduzir em 20% a extração da água armazenada nas barragens Iraí e Piraquara I - que abastece grande parte de Curitiba e região metropolitana. Apesar da economia, a empresa ainda pede para que os consumidores reduzam o consumo.Coordenador operacional da Sanepar admite a possibilidade de ampliar o racionamento. Veja em vídeo.

Leia também:

Sanepar depende da bolsa para suspender tarifa mínima

Saiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias

Dicas para economizar água

Interatividade:

A partir de sexta-feira (4), diversos bairros de Curitiba e região terão seus registros fechados durante 26 horas. Você concorda com o sistema de racionamento da Sanepar. Dê sua opinião

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]