São Paulo - Os recursos do Ministério da Integração Nacional para a construção de casas em Santa Catarina devem ser liberados hoje, segundo informações divulgadas ontem pela Defesa Civil do estado. Serão liberados R$ 26 milhões para a construção de casas nos municípios atingidos pelas fortes chuvas.
Segundo a Defesa Civil, 74 municípios decretaram situação de emergência por causa dos temporais, de um total de 82 atingidos. Mais de 11 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e há previsão de chuva forte, inclusive com queda de granizo, para os próximos dias. O Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União de ontem portarias reconhecendo ou prorrogando a situação de emergência em vários municípios. O ministério reconheceu situação de emergência em quatro cidades catarinenses: Guatambu, Jaguaruna, Lontras e São Francisco do Sul. A pasta também prorrogou a situação de emergência em Miracema e Natividade, no Rio de Janeiro, e em Criciúma e Taió, em Santa Catarina.
No Paraná
Sete cidades paranaenses já decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas e dos vendavais: Santo Antônio do Sudoeste, General Carneiro, Pinhal de São Bento, Renascença, Prudentópolis, Marmeleiro e Pranchita. Trinta pessoas ficaram levemente feridas e mais três tiveram ferimentos graves. Não há registro de mortes. Segundo a Defesa Civil, a chuva e os ventos fortes que chegaram ao estado entre a noite do dia 7 até o dia 9 atingiram 58 cidades, a maior parte nas regiões Sudoeste, Centro-sul e Leste do Paraná, resultando em danos e prejuízos.
Foram afetadas 33.784 pessoas, das quais 2.847 ficaram desalojadas e 140 desabrigadas. Ao todo, nessas cidades, 3.838 casas sofreram algum tipo de prejuízo e 17 chegaram a ficar destruídas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil enviou cerca de 15 mil telhas aos municípios mais atingidos.
Previsão
Um ciclone extratropical deve provocar ventos de cerca de 70 km/h no litoral e no sul de Santa Catarina hoje. Segundo o Centro de Informações de Hidrometeorologia (Ciram) de Santa Catarina, uma frente fria associada ao ciclone avança sobre o estado, deixando o tempo instável, com chuva. Na madrugada e de manhã, há risco de temporal e até granizo em áreas isoladas, principalmente em uma faixa entre o oeste e o sul do estado. Os ventos provocados pelo ciclone devem ser mais intensos na área oceânica, e deve ocorrer também forte agitação no mar, principalmente no litoral sul do estado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora