Uma operação realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) prendeu, nesta quinta-feira (13), um homem acusado de maltratar animais na Zona Oeste do Rio. De acordo com a secretária, Rogério Araújo do Rocha, de 50 anos, era proprietário de 50 cabras e 19 cavalos que pastavam em área de preservação do Parque Estadual da Pedra Branca. De acordo com a secretaria, que realizou a operação em parceria com a Polícia Militar Ambiental, Inea e a Defesa Agropecuária do Estado, os animais estavam debilitados, com ferimentos, subnutridos e em local insalubre, com muito lixo e sacolões com sobras de frutas e verduras que serviam de alimento.
O dono dos animais foi detido em flagrante pelos policias militares na área de curral, próxima ao parque, e encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ele vai responder pelo crime de maus tratos a animais. A multa pode chegar a R$ 30 mil. Segundo a secretária, ele já havia descumprido outras três notificações do Inea. Rogério Araújo do Rocha também é acusado de desmatar a área de preservação ambiental.
“Esses proprietários promovem queimadas para a pastagem de seus animais, o que configura crime ambiental. Só na semana passada, foram consumidos cerca de quatro hectares de área reflorestada, o equivalente a três mil mudas de espécies da Mata Atlântica, na face norte do maciço da Pedra Branca, na Serra de Bangu”, afirmou, em nota, o coordenador da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), coronel José Maurício Padrone.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora