Uma operação realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) prendeu, nesta quinta-feira (13), um homem acusado de maltratar animais na Zona Oeste do Rio. De acordo com a secretária, Rogério Araújo do Rocha, de 50 anos, era proprietário de 50 cabras e 19 cavalos que pastavam em área de preservação do Parque Estadual da Pedra Branca. De acordo com a secretaria, que realizou a operação em parceria com a Polícia Militar Ambiental, Inea e a Defesa Agropecuária do Estado, os animais estavam debilitados, com ferimentos, subnutridos e em local insalubre, com muito lixo e sacolões com sobras de frutas e verduras que serviam de alimento.
O dono dos animais foi detido em flagrante pelos policias militares na área de curral, próxima ao parque, e encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ele vai responder pelo crime de maus tratos a animais. A multa pode chegar a R$ 30 mil. Segundo a secretária, ele já havia descumprido outras três notificações do Inea. Rogério Araújo do Rocha também é acusado de desmatar a área de preservação ambiental.
“Esses proprietários promovem queimadas para a pastagem de seus animais, o que configura crime ambiental. Só na semana passada, foram consumidos cerca de quatro hectares de área reflorestada, o equivalente a três mil mudas de espécies da Mata Atlântica, na face norte do maciço da Pedra Branca, na Serra de Bangu”, afirmou, em nota, o coordenador da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), coronel José Maurício Padrone.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora