| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

Sem dinheiro suficiente para fazer a manutenção ideal das academias ao ar livre, a prefeitura de Curitiba vai fazer um contrato de concessão para o serviço. A empresa que a partir de agora será responsável por fazer os reparos necessários aos equipamentos foi anunciada na manhã desta terça-feira (2) pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), em anúncio via redes sociais.

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Segundo a prefeitura, a Favretto Painéis foi a única empresa que aderiu ao processo de seleção para participar do projeto. Em troca da prestação de serviço, ela terá o direito de veicular anúncios nos locais de funcionamento das academias. O contrato terá a duração de quatro anos.

Novas academias custarão R$ 1,6 milhão

As 67 novas academias previstas para serem inauguradas ao longo de 2016 custarão à prefeitura de Curitiba aproximadamente R$ 1,675 milhão. O cálculo leva em conta o custo médio para a implantação de cada uma delas – cerca de R$ 25 mil, de acordo com Aluisio de Oliveira Dutra Junior, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Estes novos espaços serão implantados respeitando a questão geográfica, ou seja, todas as regiões serão beneficiadas, afirmou o secretário. Boa parte dos locais escolhidos para receberem as academias vêm de audiências públicas.

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O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior, disse que o orçamento anual médio da prefeitura com manutenção das academias ao ar livre é de R$ 150 mil. No entanto, o valor não é suficiente para uma “manutenção adequada”, que, se fosse feita na forma ideal, custaria cerca de R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos.

“A prefeitura teve que entender que a gente não consegue dar conta dessa manutenção de maneira adequada. Se fôssemos fazer isso, teríamos que subir muito esse orçamento”, explicou o secretário.

A empresa vencedora do certame vai poder explorar espaços de publicidade em placas afixadas nos locais que deverão seguir normas estabelecidas pela administração municipal. Pelo contrato, ficará vedada a promoção de produtos fumígenos, bebidas alcoólicas, medicamentos, defensivos agrícolas, entre outros, bem como a publicidade de natureza religiosa ou político-partidária.