Recorde de frio
Com um inverno bem menos rigoroso que o de 2013, por enquanto, o recorde de frio neste inverno, no Paraná, foi alcançado no dia 1º de julho. No dia, os termômetros marcaram -2°C em Guarapuava, no Centro Sul do estado. Em Curitiba, a mínima até o momento é de 2,6°C atingidos na primeira semana de junho.
Depois de termômetros na casa dos 0°C neste fim de semana, a sensação de frio deve dar um tempo no Paraná nos próximos dias. O amanhecer, que teve mínimas abaixo dos 5°C em Curitiba neste domingo (20), "subiu" para os 7°C nesta segunda-feira (21) e não deve ser menor que 9°C nesta terça (22).
Confira a previsão do tempo para todo o PR
Até esta terça, o tempo seco e a permanência do sol ajudam a diminuir a intensidade do ar mais gelado, principalmente no período da tarde. "Pela manhã ainda faz frio, mas a presença do sol mantém a temperatura rapidamente em elevação e a gente acaba não sentindo tanto a permanência do sistema frio", explicou a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar. "O pior do frio deste sistema de agora já passou", garante.
Segundo previsões do Simepar, as máximas nesta segunda podem chegar aos 20°C na capital, aos 23°C no Litoral e aos 25°C no Norte Pioneiro. Para esta terça-feira, os termômetros podem ir mais além, marcando 27°C em Guaíra e Paranavaí, 25°C em Londrina e 22°C em União da Vitória e Guarapuava.
Chuva chega na quarta-feira
O céu azul deve dar lugar a dias nublados e chuvosos em todo o estado já a partir de quarta-feira (23), quando chega ao estado uma nova frente fria. De acordo com Sheila Paz, este sistema estará bem configurado e, por isso, pode trazer chuvas fortes ao Paraná. Na parte mais Oeste, como Foz do Iguaçu, a chuva começa já a partir da noite desta terça.
O tempo instável poderá ocasionar pancadas de chuvas e trovoadas em quase todos os municípios. Contudo, as precipitações não devem ser contínuas e devem predominar de quarta para quinta-feira.
Na sexta-feira (25), a frente fria se afasta do Paraná, e as temperaturas, que não devem ficar baixas nos dias chuvosos, voltam a cair.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora