Apesar de estar em vigor há 16 dias, a lei que regulamenta a cobrança de estacionamento nos shopping centers do Paraná ainda causa polêmica. A lei estadual número 15.131 dá gratuidade aos clientes que permanecerem por até 20 minutos nas dependências dos shoppings e também para os que comprovarem ter consumido dez vezes o valor da taxa de estacionamento e ficarem no local por até duas horas. A comprovação deve ser feita com a apresentação de nota fiscal.
Os shoppings de Curitiba estudam entrar com uma ação na Justiça e defendem que a lei é inconstitucional, segundo o superintendente do Shopping Estação, Marco Aurélio Jardim. "A lei é uma ingerência do Estado na iniciativa privada e fere o direito de propriedade", diz. Jardim ainda reclama que o setor não foi sequer consultado sobre o assunto.
Um dos autores da lei, o deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT), defende que os shoppings devem prestar um serviço ao seus clientes. "Não é justo para os que vão comprar ter de pagar estacionamento", argumenta. Segundo uma enquete feita pela Gazeta do Povo Online, 85% dos internautas são favoráveis à isenção da taxa.
O Procon-PR, órgão de defesa do consumidor no estado, orienta que a população denuncie os shoppings que fizerem a cobrança indevida. A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-411512 ou no site www.pr.gov.br/proconpr.
Interatividade:
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião