Meio ambiente, transporte público, ciência, tecnologia e “complexo de vira-latas” do povo brasileiro foram os temas das redações do primeiro dia da segunda fase do vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizado neste domingo (06). A prova de compreensão e produção de textos é comum a todos os candidatos.
Confira a prova de redação da UFPR
Estudantes comentam as provas de redação
Parte dos alunos que prestaram a prova do Vestibular neste domingo considerou as questões complicadas; outra achou relativamente tranquila. Para Brayan Paz, 18 anos, os temas não foram complicados. “Foram questões sociais que exigiram interpretação”, disse ele, que quer ser calouro de Enfermagem na UFPR no próximo ano. Já Murilo de Almeida Alves, que prestou a prova para ingressar em Educação Física, achou as questões complicadas. “Foram questões difíceis, mas estou confiante”, disse.
Henrique Capoleta, de 17 anos e que prestou o vestibular para Matemática, acredita que foi bem na prova. “Não estava tão complicada, mas exigia bastante”, disse.
A primeira questão era uma análise de uma charge, produzida pelo chargista Benett, que mostra um menino contemplando o smartphone. Segundo o professor de português Marlus Geronasso, que leciona em cursos preparatórios de vestibular e integra o Grupo Eureka, a proposta era produzir um texto sobre como a juventude relega o contato interpessoal e vivem apenas no mundo digital. “A cada ano a UFPR mantém uma tira, quadrinhos ou charge nas suas provas. E mais uma vez a tecnologia foi tema principal em uma questão do vestibular”, comenta Geronasso.
Outro assunto foi o meio ambiente através de um artigo escrito pelo teólogo Leonardo Boff sobre a encíclica do Papa Francisco publicada em junho deste ano abordando o aquecimento global. Conforme explica o professor, o objetivo deste texto era produzir um resumo do artigo. Também foi cobrada a produção de um texto opinativo sobre os meios de transporte, como bicicleta, carro e ônibus. “O primeiro é um texto mais técnico, enquanto que no texto opinativo o aluno tem que se posicionar sobre um assunto”, afirma o professor.
Provas continuam nesta segunda
Nesta segunda-feira (7) será a vez dos testes específicos de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e habilidades. Nem todos os concorrentes participam deste segundo dia provas, que também começa às 14 horas.
A duração da prova no segundo dia será de duas horas e meia para os candidatos cujos cursos exigem apenas uma prova específica, e de cinco horas para aqueles que precisam responder duas provas específicas.
Para os estudantes que participam dos testes de habilidades específicas (destinados aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design), a prova também terá duração de cinco horas no segundo dia de provas. Os portões fecham impreterivelmente às 13h30.
Também foi cobrada uma redação sobre como os brasileiros falam mal do próprio país enquanto os estrangeiros tecem elogios. “O ‘complexo de vira-latas’ mais uma vez foi tema da prova do vestibular da universidade. Nessa os alunos tinham que transformar um discurso direto em indireto”, explica Geronasso. No processo seletivo realizado em 2008 um tema semelhante foi cobrado pela instituição. Outro assunto abordou a questão da ciência e ética a partir de um artigo do físico Marcelo Gleiser. “Em todas as provas, com exceção do texto opinativo, os alunos tinham que citar as fontes. Caso contrário, terão notas descontadas”, afirma o professor.
Os exames começaram às 14h com quatro horas e meia de duração. A UFPR deve publicar ainda na noite deste domingo a prova no site da instituição.
Abstenção
Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, 4,28% dos 13,9 mil candidatos aprovados na primeira etapa do vestibular 2015/2016 faltaram ao exame neste domingo (06). O caso que mais chamou a atenção foi um estudante de 23 anos que chegou a ser detido pela Polícia Federal ao tentar invadir um dos locais de prova do em um dos blocos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde deveria fazer o exame da segunda fase da seleção.
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