Terminou no começo da tarde desta sexta-feira (10) o abate das 84 cabeças de gado da Fazenda Flor do Café, em Bela Vista do Paraíso, no Norte do Paraná, considerada foco de febre aftosa pelo Ministério da Agricultura. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), a operação começou às 11 horas e foi concluída às 14h20.
O rebanho foi enterrado numa vala de 30 metros de comprimento, seis de largura e cinco de profundidade. Como no procedimento anterior, em Maringá, no Noroeste, quando foram sacrificados os rebanhos das Fazendas Cesumar e Pedra Preta, três atiradores da Polícia Militar abateram os animais. Desta vez, para minimizar o sofrimento, os animais foram sedados.
Médicos-veterinários coletaram material de dois animais para necropsia. Os exames também vão ser realizados no laboratório do Pan-Aftosa, no Rio de Janeiro. No sábado, o abate acontecerá na Fazenda Santa Izabel, no município de Grandes Rios. No local, 43 animais serão mortos a partir das oito horas.Veja imagens do abate na reportagem em vídeo
- Sacrifício de 84 animais com suspeita da doença começa com atraso
- Paraná sacrifica nesta sexta-feira 84 animais
- Exportações brasileiras de carne aumentaram 12,55% em fevereiro
- Comissão de necropsia adia o sacrifício do gado
- "Temos convicção de que não há o vírus aqui"
- 139 dias após o início da crise, PR mata os primeiros 377 bois
- Vacinação atingiu 96% do rebanho
- Operação pára por meia hora, para as fotos