Inscrições para processo de seleção do IML começam na segunda-feira
O período de inscrições para a seleção de profissionais que vão atuar em todas as unidades do Instituto Médico Legal (IML) no Paraná começa na próxima segunda-feira (23) e vai até a quarta-feira (25). A contratação de funcionários temporários foi uma medida tomada em caráter emergencial pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para suprir a falta de efetivo na área. Cento e vinte profissionais serão contratados por meio do Processo de Seleção Simplificado (PSS).
As unidades do Instituto Médico Legal (IML) do Paraná vão passar por uma auditoria operacional feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC-PR). A informação sobre a auditoria foi divulgada pelo TC nesta quinta-feira (17). Ainda não há definição de quando o trabalho terá início.
De acordo com a assessoria de imprensa do TC-PR, nem todas as unidades serão auditadas pessoalmente. Os problemas de algumas unidades devem ser constatados a partir de questionários e entrevistas, por exemplo. Ainda não foi definido quantas e quais serão vistoriadas pessoalmente.
O órgão informou que o trabalho ainda está na fase inicial, na qual ainda está sendo definido o que vai ser investigado, os critérios dos auditores e o prazo de execução da auditoria.
A fiscalização do TC-PR pretende verificar se existe número suficiente de funcionários, de materiais e de recursos financeiros. A auditoria será feita em Curitiba e nas unidades do IML do interior do Paraná.
As constatações do TC-PR farão parte de um relatório que será divulgado no segundo semestre. A expectativa do órgão é de que o IML utilize os dados para a elaboração de um plano de ação. "À medida que ocorre a auditoria, o órgão pode ir fazendo as melhorias apontadas pela equipe (do TC)", afirmou, por meio de nota divulgada à imprensa, a inspetora Tatianna Bove Iatauro, da Quinta Inspetoria de Controle Externo do TC.
Uma equipe do TC visitou o IML em 12 de abril e constatou que havia problemas.
Outro lado
A iniciativa do TC foi considerada positiva pelo secretário de segurança pública, Reinaldo de Almeida Cesar. Para ele, é importante que tanto a sociedade civil como órgãos de fiscalização conheçam as condições em que trabalham as instituições responsáveis pela segurança pública. O secretário ainda reforça que o diagnóstico do setor de segurança do estado revelou uma situação preocupante, em que as instituições como o IML e o Instituto de Criminalística foram praticamente desmanteladas.
Funcionários temporários
Cento e vinte profissionais serão contratados, em caráter temporário, para trabalhar nas 18 unidades do Instituto Médico Legal (IML) do Paraná. As contratações foram determinadas pelo governador Beto Richa (PSDB) na quarta-feira (18). O IML terá o reforço de 38 médicos, 30 auxiliares para exame de necropsia e 52 motoristas. Para Curitiba, estão previstas as contratações de dois motoristas.
As contratações terão o período de 12 meses e serão feitas por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). O edital está disponível no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O investimento do governo do estado será de R$ 3,9 milhões.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião