A cada 20 acidentes de trânsito em Curitiba, um envolve motorista que desrespeita a lei de trânsito. Segundo o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), 5% dos condutores que participam de ocorrências de trânsito estão embriagados ou sem a carteira de habilitação ou não tinham idade para dirigir, conforme informações da Agência Estadual de Notícias, responsável pela divulgação das informações oficiais do governo do estado do Paraná.
No primeiro trimestre deste ano, 207 foram presos por embriaguez ao volante média de 2,3 por dia. Outros 87 motoristas foram achados dirigindo sem habilitação - pouco menos de um por dia. Durante as blitze, o motorista flagrado sem habilitação deve entregar o veículo, que será levado ao pátio do Detran. O infrator também recebe uma notificação no valor de R$ 574. Se o veículo não estiver no nome do transgressor, quem deve pagar a multa é o dono do veículo, por ter emprestado a uma pessoa sem habilitação.
O BPTran conta ter feito 528 blitze em Curitiba em 2008. Até maio deste ano, foram realizadas 220 blitze. Na semana passada, taxistas pararam o trânsito no centro de Curitiba em protesto pela falta de fiscalização da polícia.
As estatísticas da Polícia Militar ainda dão conta de que 78% dos motoristas que se envolvem em acidentes são do sexo masculino. Um terço são jovens com idade entre 18 e 29 anos e a maioria cursou o ensino médio.
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora