- 2 milhões de alunos em casa
- Universidades também param
- Cursinhos sem aulas só na semana que vem
- Preocupação é maior entre as gestantes
- Gripe matou duas pessoas por dia
- HC tem 13 na UTI e enfrenta protesto
- Paraguai vê corrida ao Tamiflu
- Brasil produz o próprio medicamento
- Medicamento é vendido ilegalmente na internet
- Ministro vem ao PR e deve anunciar leitos
Shows, eventos esportivos, reuniões e atividades que gerariam aglomeração estão sendo cancelados no Paraná em função do medo da gripe suína. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que eventos públicos sejam adiados quando possível. Não há, no entanto, qualquer determinação que obrigue o adiamento.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, José Lúcio dos Santos, caso os eventos sejam mantidos, é necessário seguir medidas de precaução. "As organizações dos eventos e os próprios participantes devem estar atentos aos sintomas", afirma.
É isso que o aposentado Carlos Franze e o padre Carlos Neri, que integram o grupo responsável pelo Encontro Vocacional dos Jovens, que começa hoje e vai até domingo, estão fazendo. "Cancelar o evento seria muito complicado", afirma padre Neri. Os mais de 4 mil inscritos no evento religioso, que vêm de todo o Brasil e de Assunção (Paraguai), receberam orientações para portar álcool gel na ocasião e para não comparecer ao encontro caso apresentem algum sintoma.
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná decidiu ontem cancelar a palestra Amamentação em situações especiais, marcada para o dia 6 de agosto, e a peça teatral Amor e loucura, que aconteceria de 3 a 5 de agosto no Teatro da Reitoria da UFPR. Segundo o HC, a Semana de Aniversário, realizada todos os anos perto do dia 5 de agosto, também foi suspensa para que o hospital se dedique ao máximo nos tratamentos da gripe suína.
O Círculo Militar do Paraná suspendeu as aulas de vôlei, basquete, natação e musculação, com previsão para reinício no dia 10 de agosto. A prefeitura de Pontal do Paraná adiou o concurso público que seria realizado domingo. Os mais de 1,8 mil inscritos podem obter mais informações em www.pontaldoparana.pr.gov.br.
A APP-Sindicato também adiou a reunião do Conselho Estadual e a Assembleia Estadual, marcada para amanhã.
* * *
Interatividade
Cancelar eventos públicos no país neste momento é um exagero?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.