A Polícia Militar do Paraná divulgou na tarde desta quarta-feira o balanço parcial da primeira quinzena de atuação da Operação Verão. A ação, que reforça o policiamento nas cidades litorâneas desde o dia 20 de dezembro.
Uma das maiores reclamações dos veranistas, a perturbação do sossego, foi alvo de policiamento. Nos primeiros 15 dias de operação foram 260 autuações, contra 185 no verão 2012/2013. O causador da perturbação assina um Termo Circunstanciado e responde posteriormente pela contravenção penal. O efetivo que foi deslocado para a Operação Verão passou por treinamento especial e a perturbação do sossego foi um dos itens estudado. "A intenção foi mostrar como identificar e como atuar com a perturbação. Nesse sentido, atuamos de forma intensiva: assim que a perturbação é identificada, há o recolhimento do aparelho de som ou veículo que causa o problema e o Judiciário é acionado, para que o infrator possa responder pelo ato", explica o Tenente Coronel Lanes Randal Prates, Comandante do 9º Batalhão da PM e da Operação Verão.
Além disso, 241 pessoas presas, 15% a mais que no ano passado, quando foram 209. De acordo com a PM, diminuiu o índice de roubos (de todos os tipos) em 28%, caindo de 18 casos na primeira quinzena da temporada passada para 13.
Treinamento
Prates diz que todo o efetivo que foi deslocado para a ação no litoral passou por uma semana de treinamento específico, com foco em policiamento comunitário. "Nós fizemos o treinamento e a distribuição dos policiais de acordo com as necessidades do local. Onde constatávamos problemas, passamos a enviar policiamento efetivo. Assim, conseguimos coibir as ações criminosas antes que elas aconteçam", argumenta Prates.
NúmerosO boletim da PM-PR mostra que, no período, foram abordadas 5.936 pessoas, contra 6.231 no ano, uma redução de 5%. Também houve redução de 50% no número de adolescentes apreendidos, caindo de 28 para 14.
Outro aumento registrado foi no número de pulseirinhas de identificação entregues aos pais e responsáveis para evitar que as crianças se percam: na primeira quinzena da operação passada foram 6.049, e neste ano, já foram distribuídas 9.873.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas