A Ilha do Mel deve chegar a lotação máxima nesta quarta-feira (30), segundo a previsão do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A capacidade limite da ilha é de cinco mil pessoas. Segundo o IAP, muitos turistas desejam passar o ano-novo no local, por isso o movimento deverá aumentar a partir das 8 horas, e o pico do fluxo de pessoas será entre 12 e 15 horas da quarta-feira. Caso esse número seja atingido, será preciso esperar pessoas saírem do local, para que seja possível entrar na ilha. Além disso, o terminal de embarque de Pontal do Sul também será fechado, até que os turistas retornem para o continente.
"O procedimento de fechamento da ilha é adotado para o conforto dos veranistas já que a infraestrutura de campings e pousadas suporta o limite de cinco mil visitantes. Além disso, vale lembrar que a Ilha do Mel é uma unidade de conservação, considerado Patrimônio da União e Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Unesco", disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.
Para não correr o risco de perder a viagem, o turista deve ligar para o terminal de embarque de Pontal do Sul (41) 3455-1144 e conferir se existem vagas. Ao longo das rodovias estaduais que levam ao terminal de embarque também existem placas com orientações aos turistas sobre aos veranistas.
As pessoas que já tinham feito reservas - por causa da hospedagem em pousadas e também de excursões - terão as vagas asseguradas, segundo o IAP.
A Força Verde da Polícia Militar reforçará a fiscalização para impedir que barcos clandestinos façam a travessia até a ilha.
Taxas
As barcas saem do terminal de embarque de Pontal do Sul a cada 30 minutos, das 8 às 20 horas. A taxa de embarque é de R$ 23 (ida e volta).
Já se o turista quiser chegar à ilha embarcando em Paranaguá a taxa será de R$ 27 (ida e volta).
As pessoas com menos de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam a tarifa. Moradores da ilha com imóveis regularizados no IAP e servidores públicos do local também estão isentos.