Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Confusão no pré-carnaval

Vídeo mostra grupo atirando garrafas e pedras no Largo da Ordem

Imagens mostram uma grupo puxando uma barraca que estava montada para o meio da calçada e pegam partes de barracas já desmontadas para formar uma espécie de barricada | Reprodução
Imagens mostram uma grupo puxando uma barraca que estava montada para o meio da calçada e pegam partes de barracas já desmontadas para formar uma espécie de barricada (Foto: Reprodução)

Imagens de uma câmera de monitoramento da Prefeitura de Curitiba, instalada no Largo da Ordem, mostram a ação de um grupo que estava no Largo da Ordem no último domingo (5), quando houve um confronto entre foliões que participavam da festa de pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis e a Polícia Militar (PM). As imagens das câmeras são monitoradas pela Guarda Municipal.

No vídeo, é possível ver uma intensa movimentação de pessoas pelo Largo. No alto, há uma viatura parada próximo à Rua do Rosário. Outro carro, com o giroflex ligado, está posicionado abaixo, perto da Igreja da Ordem.

Um grupo de pessoas começa a atirar objetos que estão no chão em direção à Rua do Rosário. Entre os objetos estão garrafas e pedras. Os jovens chegam a pegar materiais que estão dentro de um isopor para atirar na direção oposta.

Eles ainda puxam uma barraca que estava montada para o meio da calçada e pegam partes de barracas já desmontadas para formar uma espécie de barricada. As imagens, no entanto, focam apenas as ações dos jovens e não mostram a localização dos policiais neste momento.

A Secretaria Municipal de Defesa Social informou na tarde de sexta-feira que repassou as imagens do tumulto no Largo da Ordem para o Comando da Polícia Militar. A assessoria de imprensa da PM informou que não poderia confirmar o recebimento, uma vez que não se sabe exatamente para quem as gravações foram entregues.

Última edição

Por causa dessa confusão, a PM optou por aumentar o número de policiais e reforçar o esquema de segurança no Largo da Ordem neste domingo (12), quando ocorre a última edição da festa de pré-carnaval deste ano. Do outro lado, o grupo carnavalesco iniciou uma campanha educativa para conscientizar os foliões a respeito dos prejuízos causados por brigas.

A festa, que chegou a ser ameaçada de veto, terá algumas restrições. Bebidas em garrafas de vidro e vendedores ambulantes oferecendo álcool serão reprimidos pela polícia. Os organizadores também se comprometeram a interromper a música caso surja algum foco de tumulto.

Confira imagens que mostram a ação de grupo que atira garrafas e pedras no Largo da Ordem

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.