Medidas
Reunião entre PM, organizadores, prefeitura e Ministério Público definiu regras para a última apresentação de 2012 do Garibaldis e Sacis:
Data e local
Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, no próximo domingo. O bloco meça às 16h30, mas o policiamento preventivo será realizado desdes as 14 horas.
Segurança
50 policiais militares fardados e dez à paisana.
Restrição
Será proibido portar garrafas de vidro. Não será permitida a permanência de vendedores ambulantes que estejam comercializando bebidas alcoólicas.
Precaução
Em caso de briga ou confusão, ainda que localizada, o bloco vai parar a música. A festa continua apenas após a ação policial.
Campanha
O bloco Garibaldis e Sacis convida os participantes a vestir roupas brancas e levar perfumes e flores para a festa.
Imagens de uma câmera de monitoramento da Prefeitura de Curitiba, instalada no Largo da Ordem, mostram a ação de um grupo que estava no Largo da Ordem no último domingo (5), quando houve um confronto entre foliões que participavam da festa de pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis e a Polícia Militar (PM). As imagens das câmeras são monitoradas pela Guarda Municipal.
VÍDEO: Confira as imagens da câmera de segurança
No vídeo, é possível ver uma intensa movimentação de pessoas pelo Largo. No alto, há uma viatura parada próximo à Rua do Rosário. Outro carro, com o giroflex ligado, está posicionado abaixo, perto da Igreja da Ordem.
Um grupo de pessoas começa a atirar objetos que estão no chão em direção à Rua do Rosário. Entre os objetos estão garrafas e pedras. Os jovens chegam a pegar materiais que estão dentro de um isopor para atirar na direção oposta.
Eles ainda puxam uma barraca que estava montada para o meio da calçada e pegam partes de barracas já desmontadas para formar uma espécie de barricada. As imagens, no entanto, focam apenas as ações dos jovens e não mostram a localização dos policiais neste momento.
A Secretaria Municipal de Defesa Social informou na tarde de sexta-feira que repassou as imagens do tumulto no Largo da Ordem para o Comando da Polícia Militar. A assessoria de imprensa da PM informou que não poderia confirmar o recebimento, uma vez que não se sabe exatamente para quem as gravações foram entregues.
Última edição
Por causa dessa confusão, a PM optou por aumentar o número de policiais e reforçar o esquema de segurança no Largo da Ordem neste domingo (12), quando ocorre a última edição da festa de pré-carnaval deste ano. Do outro lado, o grupo carnavalesco iniciou uma campanha educativa para conscientizar os foliões a respeito dos prejuízos causados por brigas.
A festa, que chegou a ser ameaçada de veto, terá algumas restrições. Bebidas em garrafas de vidro e vendedores ambulantes oferecendo álcool serão reprimidos pela polícia. Os organizadores também se comprometeram a interromper a música caso surja algum foco de tumulto.
Confira imagens que mostram a ação de grupo que atira garrafas e pedras no Largo da Ordem
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora